FPM realiza seminário de odontologia com olhar especial a prevenção do câncer de boca

O evento contou com vários acadêmicos e profissionais da área odontológica além de professores da instituição.

O Seminário foi todo organizado por acadêmicos do curso de Odontologia da FPM.

A Faculdade Patos de Minas realizou neste último final de semana, no Parque de Exposições, o lll Seminário de detecção e prevenção de câncer de boca do Noroeste de Minas. O evento contou com vários acadêmicos e profissionais da área odontológica além de professores da instituição. Teve premiação de apresentações dos alunos e palestra com o professor/doutor Sérgio Cardoso da Universidade Federal de Uberlândia.

Na sexta-feira (26), o seminário começou com apresentações de trabalhos acadêmicos na Unidade 1 da FPM. Os alunos fizeram apresentações orais de casos clínicos e pesquisas além de apresentações de painéis com revisão de literatura. Os trabalhos foram apreciados pelos professores da instituição. Já no Sábado (27), o encontro para a continuidade do seminário foi no Memorial do Milho do Parque de Exposições.

O evento começou com um delicioso café da manhã e teve início com a premiação de trabalhos apresentados no dia anterior. Os alunos premiados receberam certificado e muitos aplausos dos colegas. De acordo com o Coordenador do curso de Odontologia da FPM, Fernando Nascimento, participaram do evento cerca de 230 pessoas ligadas a odontologia. Um dos principais objetivos, segundo ele, é mostrar aos alunos um pouco mais sobre o diagnóstico e a prevenção do câncer de boca.

A palestra ficou por conta do professor e doutor Sérgio Vitorino Cardoso. Ele leciona na Universidade Federal de Uberlândia e veio a Patos de Minas falar um pouco mais aos alunos a respeito do câncer de boca. Segundo o cirurgião dentista, o câncer de boca é a quinta forma de câncer mais comum na população brasileira. Ele destacou que o câncer de boca é mais comum do que a leucemia que é bem mais conhecida da população.

“Os principais fatores de risco são as exposições aos raios ultravioletas e o uso demasiado do cigarro e do álcool. A população precisa saber que essa doença existe, precisa saber dos seus fatores de risco e precisa também buscar ajuda de um cirurgião dentista pois o diagnóstico precoce oferece uma cura de quase 100%”, disse o Doutor Sérgio Cardoso. Ainda de acordo com ele, a doença pode ser diagnosticada ao se notar manchas brancas e vermelhas na boca, placas e, em casos mais avançados, feridas que não cicatrizam.

Ele ainda deixou um alerta para a população em geral. “Toda lesão na boca que não desapareça em 15 dias, é um fator preocupante e a pessoa precisa procurar um profissional da saúde o mais rápido possível”. O Seminário de detecção e prevenção câncer de boca no Noroeste de Minas foi todo organizado por acadêmicos do curso de Odontologia da FPM.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais