FPM realiza seminário de odontologia com olhar especial a prevenção do câncer de boca

O evento contou com vários acadêmicos e profissionais da área odontológica além de professores da instituição.

O Seminário foi todo organizado por acadêmicos do curso de Odontologia da FPM.

A Faculdade Patos de Minas realizou neste último final de semana, no Parque de Exposições, o lll Seminário de detecção e prevenção de câncer de boca do Noroeste de Minas. O evento contou com vários acadêmicos e profissionais da área odontológica além de professores da instituição. Teve premiação de apresentações dos alunos e palestra com o professor/doutor Sérgio Cardoso da Universidade Federal de Uberlândia.

Na sexta-feira (26), o seminário começou com apresentações de trabalhos acadêmicos na Unidade 1 da FPM. Os alunos fizeram apresentações orais de casos clínicos e pesquisas além de apresentações de painéis com revisão de literatura. Os trabalhos foram apreciados pelos professores da instituição. Já no Sábado (27), o encontro para a continuidade do seminário foi no Memorial do Milho do Parque de Exposições.

O evento começou com um delicioso café da manhã e teve início com a premiação de trabalhos apresentados no dia anterior. Os alunos premiados receberam certificado e muitos aplausos dos colegas. De acordo com o Coordenador do curso de Odontologia da FPM, Fernando Nascimento, participaram do evento cerca de 230 pessoas ligadas a odontologia. Um dos principais objetivos, segundo ele, é mostrar aos alunos um pouco mais sobre o diagnóstico e a prevenção do câncer de boca.

A palestra ficou por conta do professor e doutor Sérgio Vitorino Cardoso. Ele leciona na Universidade Federal de Uberlândia e veio a Patos de Minas falar um pouco mais aos alunos a respeito do câncer de boca. Segundo o cirurgião dentista, o câncer de boca é a quinta forma de câncer mais comum na população brasileira. Ele destacou que o câncer de boca é mais comum do que a leucemia que é bem mais conhecida da população.

“Os principais fatores de risco são as exposições aos raios ultravioletas e o uso demasiado do cigarro e do álcool. A população precisa saber que essa doença existe, precisa saber dos seus fatores de risco e precisa também buscar ajuda de um cirurgião dentista pois o diagnóstico precoce oferece uma cura de quase 100%”, disse o Doutor Sérgio Cardoso. Ainda de acordo com ele, a doença pode ser diagnosticada ao se notar manchas brancas e vermelhas na boca, placas e, em casos mais avançados, feridas que não cicatrizam.

Ele ainda deixou um alerta para a população em geral. “Toda lesão na boca que não desapareça em 15 dias, é um fator preocupante e a pessoa precisa procurar um profissional da saúde o mais rápido possível”. O Seminário de detecção e prevenção câncer de boca no Noroeste de Minas foi todo organizado por acadêmicos do curso de Odontologia da FPM.

Últimas Notícias

Milkshow e Fenaminas maiores feiras de agronegócio do Alto Paranaíba serão realizadas em conjunto

Veja mais

Recém-nascidos com problemas respiratórios são transportados de aeronave para outras regiões

Veja mais

Pela primeira vez em 27 anos Escola Maria Inêz Rubinger de Queiroz é reformada

Veja mais

Moto furtada em fevereiro é encontrada depenada e parcialmente destruída por incêndio

Veja mais

Vídeo mostra motorista avançando parada e provocando acidente com quatro veículos

Veja mais

Homem é preso ao instalar equipamento em caixa eletrônico para furtar dados de clientes

Veja mais