FPM inicia pesquisa que busca relação entre obesidade, comportamento alimentar e genética

A pesquisa envolve etapas que vão desde um teste genético simples a medições de parâmetros antropométricos.

O estudo é executado pelas alunas do curso de biomedicina.

Uma pesquisa iniciada na Faculdade Patos de Minas busca correlacionar genética, comportamento alimentar, obesidade e outros fatores de risco. O estudo é coordenado pelo professor Dr. Hugo Melo com participação dos professores Dr. Fernando Diniz e Me. Paulo Vinícius Rocha e executado pelas alunas do curso de biomedicina Fernanda Gomes Caixeta, Fernanda Marques da Silva e Liliane Aparecida Borges Correia.

A pesquisa envolve etapas que vão desde um teste genético simples, aplicação de um questionário e medições de parâmetros antropométricos, como peso e altura, bem como a realização de exames de sangue e bioimpedância. Os procedimentos são realizados sem qualquer ônus financeiro para os participantes da pesquisa ficando as despesas a cargo da Faculdade Patos de Minas. A pesquisa está totalmente regulamentada pelo comitê de ética em pesquisa com seres humanos local e pelo Conselho Nacional de Saúde e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

“A pesquisa é importante pois apesar de conhecermos muitos detalhes sobre o comportamento alimentar dos seres humanos, relacionar tais comportamentos com um fator genético poderia trazer benefícios para a formação alimentar das crianças e evitar a presença de fatores de risco como obesidade e tabagismo, como políticas eficazes de educação alimentar”, esclareceu o professor Hugo Melo.

A pesquisa está sendo aplicada em toda comunidade acadêmica da região de Patos de Minas e os interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (34) 99667-7600.

Segundo planejamento do grupo, as análises dos dados da pesquisa serão feitas ao longo deste ano, mas espera-se que as conclusões comecem a ser publicadas em periódicos científicos ainda em 2017.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Sicredi Rota das Terras – Edital de Convocação de Assembleia Geral Ordinária

Veja mais

Operação Semana Santa reforça fiscalização e mantém restrições nas rodovias de Minas Gerais

Veja mais

Mulher tenta expulsar marido de casa e briga tem água quente, agressões e celulares quebrados

Veja mais

Patos de Minas mantém ritmo de crescimento e gera mais 385 empregos formais em fevereiro

Veja mais

Homem é preso por cárcere privado contra a irmã e por ameaçar de morte o próprio pai em Patos de Minas

Veja mais

Homem tenta beijar vizinha grávida à força e acaba preso por importunação sexual, perseguição e violação de domicílio

Veja mais