Fórum Municipal define os rumos da cultura patense neste fim de semana

Representantes do meio artístico e cultural estarão reunidos nos dias 23 e 24 de janeiro em Patos de Minas.

Representantes do meio artístico e cultural estarão reunidos nos dias 23 e 24 de janeiro em Patos de Minas durante o Fórum Municipal de Cultura, uma realização do Coletivo Peleja. O evento, que será realizado no salão de convenções do HZ Hotel e no Teatro Municipal Leão de Formosa, será o ponta-pé inicial das atividades culturais na Terra do Milho.


Nos dois dias de atividades, além de debates, diálogos e discussões diversas, os participantes contarão com palestras proferidas por Talles Lopes (Uberlândia-MG) e Pablo Capilé (Cuiabá-MT), ambos coordenadores do Circuito Fora do Eixo, movimento cooperativo de cultura independente que ganha força no cenário nacional e que já conta com mais de quarenta coletivos filiados Brasil afora.


A pauta do fórum terá ainda a leitura do Relatório da Conferência Municipal de Cultura - realizada no ano passado; informações sobre o Fundo Municipal, Lei Municipal de Incentivo e Conselho Municipal de Cultura. A programação contará, ainda, com a apresentação dia 24, no Teatro Municipal, às 18h do filme “Encontro com Milton Santos” ou o “Mundo Global Visto do Lado de Cá, Uma Proposta Libertária para estes Dias Tumultuados”, dentro do Projeto Cine Arbom Livre - mostra de vídeos com o objetivo de incentivar reflexões e debates sobre questões sócio ambientais.


Nascido em meados de 2008, o Coletivo Peleja surgiu com o objetivo de incorporar Patos de Minas no Circuito Fora do Eixo nacional, abrindo espaços para as manifestações culturais independentes de todos os segmentos. A entidade, agora com personalidade jurídica e denominação associativa, além de incentivar o movimento cultural atua também na educação sócio ambiental.


Por esse motivo, o II Festival Marreco de Cultura Independente, organizado pela entidade foi realizado no Parque Municipal do Mocambo no final de 2009. A realização de debates como esse do Fórum é uma grande oportunidade para que os fazedores de cultura se conscientizem ainda mais sobre a importância do movimento cooperativo cultural, mas, também, com foco nas questões ambientais.


A abertura do Fórum acontece ás 15:00 horas, com o início das inscrições marcado para às 14:30 horas. Não haverá cobrança de taxas aos participantes bem como será franqueada a bilheteria do Teatro Municipal na apresentação do Cine Arbom Livre, no dia 24. Segundo os coordenadores do Coletivo Peleja, o evento é aberto á toda população. Informações poderão ser obtidas pelos telefones (034) 9909 9939 ou (034) 9228 8017 ou www.coletivopeleja.blogspot.com .

Confira a programação oficial:

14h30 - Credenciamento
15h15 - Apresentação artística
15h30 - Formação da mesa e falas
16h00 - Apresentação da Associação Peleja
16h20 - Leitura do relatório da Conferência Municipal de Cultura
16h40 - Palestra sobre o Circuito Fora do Eixo e Implementação do Fórum Cultural por Talles Lopes (Uberlândia) e por Pablo Capilé (Cuiabá)
17h30 - Café
17h45 - Apresentação do que é o Conselho Municipal de Cultura
18h20 - Apresentação do Fundo Municipal de Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura
19h00 - Abertura para Debate final e Propostas
19h40 - Encaminhamento para o próximo encontro do Fórum
21h00 – Encerramento

Últimas Notícias

Senhor de 82 anos com Alzheimer, desaparecido há mais de 2 dias, é encontrado com vida em Patos de Minas

Veja mais

Patos de Minas ultrapassa 170 mil habitantes, aponta IBGE; veja outras cidades da região

Veja mais

Motociclista fica ferido após bater em cachorro que atravessou rua no Jardim Quebec, em Patos de Minas

Veja mais

Prefeitura divulga programação de setembro do programa Farmácia no Bairro em Patos de Minas

Veja mais

Penúltimo mutirão de vacinação antirrábica acontece neste sábado em Patos de Minas; veja locais

Veja mais

Concessão de lixo que prevê cobrança com base no consumo de água aguarda decisão da justiça

Veja mais