Fórum debate medição individualizada de água em condomínios

Os prédios residenciais e comerciais de Minas Gerais já podem ter medição individualizada do consumo de água.

Os prédios residenciais e comerciais de Minas Gerais já podem ter medição individualizada do consumo de água. O novo serviço é o tema da palestra que acontecerá nesta segunda-feira (23), às 14h, no Sistema Estadual de Meio Ambiente (rua Espírito Santo, 495, 4º andar, Centro, Belo Horizonte). A atividade será ministrada pela Copasa e faz parte da programação do Fórum das Águas de Minas Gerais, que acontecerá de 23 a 27 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água.

A nova prestação do serviço é determinada pela Lei Estadual 17.506 de 29/05/08 e visa a reduzir o desperdício e racionalizar o consumo, já que os usuários passarão a pagar proporcionalmente ao volume de água consumido, além de se fazer a cobrança justa pelo consumo real de cada unidade de um condomínio.

Quem se interessar pela medição individualizada, pode solicitar o serviço à Copasa nas agências de atendimento. “Para implantar a medição individualizada, o primeiro passo é obter sua aprovação pelos condôminos, em assembléia. O segundo é a contratação de uma empresa especializada que providencie as adaptações hidráulicas internas necessárias”, explica a analista da Divisão de Ações Mercadológicas da Copasa, Beatriz Borges Botelho, que ministrará a palestra. “Todas as adaptações são de responsabilidade dos condôminos”, complementa.

A partir da implantação da medição individualizada cada apartamento ou loja vai receber a sua própria conta. O consumo da área comum do prédio será rateado entre as unidades do imóvel.

Água como fonte energética sustentável

Logo após o debate sobre a medição individualizada de consumo da água, será realizada a palestra ‘A Água como Fonte Energética Sustentável’. O tema será exposto pelo superintendente de Planejamento e Operação de Geração e Transmissão da Cemig, Evandro Leite Vasconcelos. Na palestra, será apresentada a matriz energética brasileira e mundial, o panorama nacional de energias renováveis e o potencial hidráulico brasileiro. As fontes renováveis de energia serão apresentadas como alternativa para os impactos ambientais causados pelos combustíveis fósseis.

Últimas Notícias

Polícia Militar localiza arma artesanal de grosso calibre em lote vago, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

URT apresenta novos uniformes para a temporada 2025 com retorno da camisa listrada

Veja mais

Polícia Militar prende homem por furtar cerca de R$34.000,00 em joias de ouro, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Desacordo em compra de arma termina com quatro homens presos e mais de R$180mil apreendidos

Veja mais

Após denúncia de violência doméstica, morador é preso com drogas e munições em Patos de Minas

Veja mais

Mulher pula da ponte do Rio Paranaíba e é salva por motociclista que passava bem na hora

Veja mais