FMI corta estimativa de crescimento da América Latina em 2019; vê expansão de 0,8% do Brasil

Globalmente, o FMI espera que o PIB cresça 3,2% este ano, cerca de 0,1% abaixo de sua estimativa anterior.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizou nesta terça-feira um forte corte nas estimativas de crescimento econômico da América Latina, dada uma desaceleração mais profunda no Brasil e no México, exacerbada por disputas comerciais globais e uma deterioração na confiança de investidores e analistas.

Em seu relatório Perspectiva Econômica Global, o FMI disse que agora espera que a região como um todo registre expansão de 0,6% este ano, um corte de 0,8 ponto percentual em relação ao último cálculo de abril. Para 2020, a previsão também foi ajustada ligeiramente para baixo, para 2,3%.

Globalmente, o FMI espera que o PIB cresça 3,2% este ano, cerca de 0,1% abaixo de sua estimativa anterior.

No Brasil, onde a confiança está diminuindo após as reduções no rating de crédito e dúvidas sobre a viabilidade da reforma previdenciária, a estimativa do FMI é de que a economia tenha expansão de 0,8% neste ano, 1,3 ponto percentual a menos do que em abril.Para 2020, o crescimento seria de 2,4%, queda de 0,1 ponto em relação à projeção anterior.

A estimativa ficou em linha com as projeções do governo brasileiro e do Banco Central.

A redução expressiva da estimativa para o Brasil está relacionada, principalmente, às incertezas relacionadas ao futuro da reforma da Previdência.

O primeiro turno da votação da reforma no plenário da Câmara dos Deputados, no entanto, ajudou a interromper as 20 semanas consecutivas de redução da previsão do crescimento por economistas na pesquisa Focus do banco central.

“Claramente, a aprovação (da reforma previdenciária) no primeiro turno é um sinal positivo. Assumimos que a reforma vai passar e teremos um aumento considerável no crescimento em 2020 em comparação com este ano”, afirmou Gian Maria Milesi-Ferretti. diretor do departamento de pesquisa do FMI, à Reuters.

“Mas é principalmente nos próximos trimestres, enquanto a revisão reflete o que temos visto até agora.”

O Fundo também apontou para uma desaceleração do PIB no México, que atualmente espera finalizar um novo acordo comercial com os Estados Unidos e o Canadá. A segunda maior economia regional crescerá 0,9% neste ano e aumentará para 1,9% no ano que vem, com uma redução de 0,7 ponto percentual na estimativa de 2019.

A América Latina tem vivido uma desaceleração econômica nos últimos anos e em 2018 cresceu apenas 1%, segundo o FMI, prejudicada por fatores geopolíticos, declínio nos investimentos, dados mais moderados na China e, mais recentemente, por um cenário comercial mais tenso.

Em seu relatório divulgado nesta terça-feira, o Fundo reduziu suas projeções de crescimento global para este ano e o próximo ano em 0,1 ponto percentual, para 3,2% e 3,5%, respectivamente, com riscos de queda em grande parte das estimativas.

As ameaças incluem “uma intensificação das questões sobre comércio e das tensões tecnológicas” que podem gerar um período prolongado de aversão ao risco, deixando as vulnerabilidades das economias emergentes ainda mais expostas.

O FMI também ressaltou que a economia argentina contraiu no primeiro trimestre, mas em um ritmo mais lento do que em 2018, por isso reduziu ligeiramente sua estimativa para este ano para o país sul-americano.

O relatório também chamou a atenção para a crise humanitária e o “efeito devastador” da crise venezuelana, onde a economia irá contrair em torno de 35% este ano.

Fonte: Agência Reuters

Últimas Notícias

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais

Durante confraternização, CEMIL apresenta nova frota e cobra medidas contra a importação de leite

Veja mais

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais