Filme sobre a vida de Renato Russo destaca Patos de Minas com show histórico

O cenário do 1º show, produzido por Carlos Alberto Xaulim, mostra o palanque com as autoridades civis e militares da época.


As imagens retratam como foi o primeiro show da Legião Urbana em Patos de Minas.
O filme “Somos tão Jovens” em cartaz em todo o Brasil recordou o show histórico da Legião Urbana em Patos de Minas. A película que se propôs a mostrar a biografia do líder de uma das maiores bandas de rock do país mostrou a primeira apresentação ao vivo da banda nos idos do ano de 1982. Naquele show, os integrantes chegaram a parar na delegacia, no entanto essa parte ficou de fora do roteiro final.

O filme que está sendo mostrado nos cinemas de todo o Brasil conta a emocionante e desafiadora história da transformação de Renato Manfredini Jr., professor de inglês, no mito Renato Russo, revelando como um rapaz de Brasília, no final da ditadura, criou canções como ‘Que País é Este’, ‘Música Urbana’, ‘Geração Coca-Cola’, ‘Eduardo e Mônica’ e ‘Faroeste Caboclo’, verdadeiros hinos da juventude urbana dos anos 80 que continuam a ser cultuadas geração após geração por uma crescente legião de jovens fãs.

Uma dessas lendárias canções é apresentada em um cenário que simboliza o primeiro show da banda, realizado em Patos de Minas, um marco na vida dos integrantes. As imagens gravadas no interior de São Paulo trazem os primeiros integrantes da Legião Urbana- Renato Russo (vocalista e baixista), Marcelo Bonfá (baterista), Paulo Paulista (tecladista) e Eduardo Paraná (guitarrista)- cantando “Que país é este”, um dos maiores sucessos da banda.

O cenário do 1º show, produzido por Carlos Alberto Xaulim, mostra o palanque com as autoridades civis e militares da época e ainda o prefeito de Patos Minas, representado pelo vocalista da Plebe Rude, Philippe Seabra. A Rainha Nacional do Milho também foi lembrada, juntamente com toda a cultura do milho. Naquela histórica apresentação, a Legião Urbana com seu espírito questionador acabou desagradando as autoridades militares e o grupo teve que entrar na “rapa” e ir parar na delegacia. As imagens da prisão chegaram a ser gravadas, no entanto, o diretor, preferiu não inseri-las no filme.

A história foi lembrada pelo baterista Marcelo Bonfá em seu retorno a Patos de Minas em 2009. Nessa apresentação, no palco do Paiolão, que reuniu também integrantes do Kid Abelha, Titãs e Ira, o músico lembrou o show marcante. “Foi aqui mesmo, o primeiro show da Legião Urbana”, recordou. O fim da banda aconteceu em 1996 com a morte de Renato Russo. Mesmo assim, os álbuns continuam sendo vendidos. Ainda hoje, é o terceiro grupo musical da gravadora EMI que mais vende discos de catálogo em todo o mundo, com uma média de 250 mil cópias por ano.

Voltando ao filme, a estimativa é de que milhões de pessoas já tenham assistido ao longo. Na estreia, o filme foi o mais visto do ano com 471.541 espectadores, e está entre os nacionais de maior sucesso. “Somos tão jovens” mostra o início da carreira do vocalista da Legião Urbana até chegar ao sucesso, quando a banda foi para o Rio de Janeiro tocar no Circo Voador. O longa mostra um pouco da personalidade forte do cantor, inserindo de forma sugestiva sua homossexualidade. O filme continua em cartaz em muitas cidades do país, inclusive em Patos de Minas.

Curiosidades

Somos tão Jovens é dirigido e produzido por Antônio Carlos da Fontoura [Gatão de Meia Idade] e o roteiro é assinado por Marcos Bernstein [Chico Xavier, Central do Brasil e Zuzu Angel]. Como em todas as cenas musicais do filme, a captação de som do show é original. O público poderá ver Thiago e os atores cantando e tocando no palco num registro ao vivo, que reproduz o clima dos shows da época.

A direção musical é de Carlos Trilha, que participou da banda de apoio da Legião e arranjou e produziu dois CDs solo de Renato Russo, “The Stonewall Celebration Concert” e “Equilíbrio Distante”. Foram muitos meses de preparação para que Thiago cantasse e tocasse as músicas do longa em performances ao vivo.

Além de aulas de canto e violão, o ator teve a oportunidade de conhecer o cantor através dos olhos de pessoas muito próximas a ele, como o próprio Trilha. Dirigido porAntonio Carlos da Fontoura, Thiago Mendonça encarna o líder dos legionários em desempenho que impressiona pela semelhança.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais