Filme de diretor patense é premiado em festival de cinema na Holanda

O prêmio será entregue no próximo dia 19 de março, dentro da programação do Pink Film Days - 24º Festival de Cinema LGBTQ de Amsterdã.

O longa-metragem brasileiro “Valentina” foi escolhido para receber o prêmio Free to Be Me, oferecido pela instituição holandesa HIVOS. O filme foi escrito e dirigido por Cássio Pereira dos Santos, que nasceu em Patos de Minas e foi criado em Cruzeiro da Fortaleza. O prêmio será entregue no próximo dia 19 de março, dentro da programação do Pink Film Days - 24º Festival de Cinema LGBTQ de Amsterdã.

A obra conta a história de Valentina (representada pela atriz Thiessa Woinbackk), uma jovem trans que se muda para a cidade de Estrela do Sul com a mãe, Márcia (Guta Stresser, conhecida pelo papel de Bebel em A Grande Família, da TV Globo). Com receio de ser intimidada na nova escola, a garota busca mais privacidade e tenta se matricular com seu nome social. No entanto, a menina e a mãe começam a enfrentar dilemas quando a diretoria da escola começa a exigir, de forma injusta, a assinatura do pai ausente (Rômulo Braga) para realizar a matrícula.

A protagonista do filme, Thiessa Woinbackk, é uma atriz transgênero. Na vida real, Thiessa mostra sua vida como uma jovem mulher trans no canal do Youtube “Thiessita”, que já tem mais de 770 mil seguidores e cerca de 35 milhões de visualizações. Ela é ativista de direitos trans e publica vídeos sobre temas como direitos civis e a importância da auto-aceitação para adolescentes. O restante do elenco e da equipe de produção também foram compostos, em grande parte, por membros da comunidade LGBTQI+.

O Free to Be Me é entregue a filmes que contribuem para a aceitação e visibilidade de comunidades marginalizadas. De acordo com a HIVOS, instituição responsável pela atribuição do prêmio, “Valentina mostra como é importante que uma história positiva também seja contada. Especialmente no Brasil, onde a discriminação e a estigmatização tornam o país muito inseguro para pessoas trans”.

O filme já havia recebido outros 11 prêmios, em festivais como o OutFest Los Angeles, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Cinema da Índia, em Goa. Em março, Valentina também estará na programação de eventos nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Austrália e na Índia.

A produtora Campo Cerrado e a distribuidora Anagrama Filmes já estão preparando a estratégia de lançamento comercial do filme no Brasil. Porém, devido à situação delicada da pandemia de Covid-19 no país, “Valentina” ainda não possui data de estreia. Enquanto isso, os produtores organizam campanha de financiamento coletivo, para arrecadação de recursos para o lançamento do filme. (Você pode contribuir clicando aqui )

Conheça Cássio Pereira do Santos:

Diretor e roteirista de “Valentina”, Cássio Pereira dos Santos nasceu em Patos de Minas em 1980 e tem raízes em Cruzeiro da Fortaleza. O diretor estudou cinema na Universidade de Brasília, onde comandou projetos de ficção e documentários. Depois de terminar a escola de Cinema em 2003, ele escreveu e dirigiu oito curtas-metragens, entre eles “A Menina Espantalho” e “Marina não vai à praia”. Seus trabalhos foram selecionados em vários festivais internacionais de cinema.

“Valentina” é sua estreia como diretor em longas metragens. Porém, como roteirista, Cássio já havia contribuído com filmes como “Guigo Offline”, longa para a televisão que venceu o Prêmio de Melhor Longa-Metragem Brasileiro no Mix Brasil Film Festival. Atualmente, Cássio reside em Uberlândia e trabalha no desenvolvimento de seu segundo longa.

Últimas Notícias

Homem é preso após colocar quilos de carne na mochila e sair de hipermercado sem pagar

Veja mais

Ônibus com trabalhadores rurais capota em estrada de Araxá e deixa um morto e feridos

Veja mais

Veja como está ficando a nova Igreja de Nossa Senhora da Abadia em Patos de Minas

Veja mais

Paciente de 31 anos incendeia container após ameaçar colocar fogo no CAPS AD

Veja mais

Ações estratégicas de enfrentamento ao período crítico de estiagem são intensificadas em Patos de Minas

Veja mais

Pela primeira vez em Patos de Minas, Fenatricot oferta diversos produtos nacionais

Veja mais