Festival de Pratos Típicos completa 30 anos com homenagens e muitas delícias

Na 30ª edição do Festival de Pratos Típicos cerca de 500 pratos feitos a base de milho foram apresentados.


O Paiolão do Parque de Exposições foi cuidadosamente preparado para receber os convidados e as delícias de milho preparadas pelas donas de casa da cidade.
Foi uma noite de dar água na boca. A Emater, Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura Municipal realizaram na noite dessa quarta-feira (25) a 30ª edição do Festival de Pratos Típicos com Milho. O Paiolão do Parque de Exposições foi cuidadosamente preparado para receber os convidados e as delícias de milho preparadas pelas donas de casa da cidade. Ao completar 30 anos, o Festival também prestou homenagens.

O Festival de Pratos Típicos foi idealizado pela extensionista da Emater Lusmar Costa em 1980. O objetivo era prestar homenagens e incentivar a produção e consumo do milho na alimentação humana. Em 30 anos, o Festival cresceu muito e a cada edição mostra que o cereal símbolo da Fenamilho pode ser usada para fazer as mais diferentes e deliciosas receitas.

Na 30ª edição do Festival de Pratos Típicos cerca de 500 pratos feitos a base de milho foram apresentados. As donas de casa mais caprichosas foram homenageadas. Uma comissão escolheu os três pratos mais elaborados. O Lombo Recheado com milho da dona Lindaura Ribeiro Piau ficou em 3º lugar, as 30 Flores de Milho da dona Dagma Peres foi escolhida a segunda colocada e o Milho Tropeiro da dona Ilda de Fátima Pereira foi o campeão.

Homenagem também para a família da dona Geralda Alves Borges. Ela participa do Festival de Pratos Típicos desde as primeiras edições e incentiva a família inteira a praticar a culinária do milho. Atualmente, além dela, participam da mostra gastronômica a filha, a neta e a bisneta. As quatro gerações estavam representadas na 30ª edição do Festival.

Depois das homenagens e do desfile das princesas e da rainha de 2010 e das recepcionistas e candidatas a rainha do milho de 2011, os convidados puderam degustar as delícias levadas para o festival. Além dos tradicionais bolos, broas e pamonhas de milho, tinham bombons e doces de milho, rocamboles, tortas, pudins e centenas de outras receitas. Mas o que mais chamou a atenção dos presentes foi uma cascata de chocolate que deixava as pipocas de milho ainda mais saborosas.

Os cerca de mil convidados para a 30ª edição do Festival de Pratos Típicos com Milho experimentaram os mais de 400 pratos e voltaram para casa com a certeza de que o milho na cozinha tem muitas utilidades e diferentes sabores.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Desentendimento entre vizinhos termina em briga generalizada em Patos de Minas

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais

Motociclista tem múltiplas fraturas após acidente e motorista com sinais de embriaguez diz ter usado cocaína

Veja mais

Advogada e marido são presos por furto de doces em padaria de Patos de Minas

Veja mais

Veja as 10 modalidades com chances reais de medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris

Veja mais

Acidente em estrada vicinal do município de Vazante tira a vida de garota de 18 anos

Veja mais