Festas de fim de ano estão liberadas, mas cuidados devem ser mantidos, diz secretária de saúde
Alguns cuidados devem ser mantidos
Estamos na semana do Natal e os patenses começam a acelerar os preparativos para as festas de fim de ano. Ao contrário do início de 2021, quando os hospitais estavam lotados de vítimas da Covid-19, agora, com pandemia controlada e os leitos vazios, as comemorações natalinas e da virada do ano estão liberadas. Entretanto, alguns cuidados devem ser mantidos.
O último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que Patos de Minas teve 51 casos de Covid-19 em um período de 10 dias. A ocupação de leitos nos hospitais segue bastante controlada. Nesta quarta-feira (22), Patos de Minas tem somente dois pacientes internados em leitos clínicas. As UTIs estão vazias.
Outro fator positivo é o ritmo de vacinação dos patenses. Toda a população acima de 12 anos já recebeu a primeira dose e 96,44% das pessoas acima desta idade estão totalmente imunizadas. Além disso, a dose de reforço (3ª dose) já chegou para 27.640 pessoas. Diante desses dados positivos, a secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães, explicou que não há motivos para interferir na realização das festas de fim de ano.
Embora as comemorações de Natal e Ano Novo estejam liberadas, a secretária municipal de saúde ressaltou que alguns cuidados devem ser mantidos. Ela explicou que o uso do álcool em gel é fundamental e que também é preciso manter o uso de máscaras em locais fechados. Com certos cuidados, é possível curtir as festas de fim de ano sem correr riscos, afirmou a secretária.