Federação Mineira tira o Mamoré da elite do Mineiro e põe o Funorte
A decisão foi publicada no final da tarde desta quinta-feira (30), pondo fim ao sonho de alguns torcedores.
A Federação Mineira de Futebol fez uma retificação do documento de homologação do campeão e do vice-campeão do Campeonato Mineiro do Módulo II de 2010, tirando o título do Mamoré e consequentemente a vaga para a elite do mineiro de 2011. A decisão foi publicada no final da tarde desta quinta-feira (30), pondo fim ao sonho de alguns torcedores que ainda esperavam uma decisão diferente da FMF.
O Esporte Clube Mamoré conquistou uma das vagas para a elite do futebol mineiro com uma diferença de 4 pontos para o segundo colocado Funorte. Mas o Sapo foi denunciado pela escalação irregular do jogador Vitinho em duas partidas. O clube perdeu em primeira instância, apresentou documentos rasurados e ganhou na segunda, mas perdeu no Superior Tribunal de Justiça Desportiva por unanimidade.
Com a perda de seis pontos, mesmo com os bons resultados dentro de campo, o Mamoré perdeu o primeiro lugar no grupo para o Funorte. A retificação da homologação do resultado põe a equipe esmeraldina, de novo, no Módulo II do futebol de Minas Gerais. A diretoria esmeraldina só resta lamentar, mas a Federação Mineira de Futebol pode não ficar impune.
Torcedores do Esporte Clube Mamoré preparam ações na justiça comum cobrando explicações da FMF. O contrato rasurado do jogador Vitinho, dentro do órgão, foi que levou a diretoria esmeraldina ao erro. O vereador Pedro Lucas já anunciou que vai acionar o Judiciário para que o caso seja investigado e os responsáveis punidos.
A Federação Mineira de Futebol pode sofrer questionamentos do próprio Funorte. Como a FMF não interrompeu o campeonato quando surgiu a dúvida, o time de Montes Claros foi impedido de disputar o título do Mineiro do Módulo II. Pelo andar da carruagem, o caso Vitinho ainda vai longe.