Familiares se desesperam por não conseguirem leito de UTI para paciente em estado grave

Sem saber a quem recorrer, os familiares acionaram a imprensa e até a Polícia Militar.

Familiares de uma paciente de 65 anos viveram um drama nesse final de semana em Patos de Minas. A dona de casa foi diagnosticada com um grave problema cardíaco e precisava ser levada com urgência para uma Unidade de Terapia Intensiva – UTI, mas não havia vagas na cidade. Sem saber a quem recorrer, os familiares acionaram a imprensa e até a Polícia Militar.

Maria Irene Pereira Silva foi internada às pressas na noite de sexta-feira (11) na UPA do bairro Jardim Peluzzo. Com problemas cardíacos, ela teve complicações e foi induzida ao coma, passando a respirar com a ajuda de aparelhos. O laudo médico indica que a paciente corre risco de perder a vida e precisa ser internada com urgência em uma UTI.

Sem dinheiro para custear o tratamento, os familiares tiveram que recorrer ao SUS, mas a busca por um leito de UTI em Patos de Minas se transformou em martírio para os familiares e amigos. A informação era de que não havia vaga em nenhum hospital da cidade.  Preocupados com o risco de Maria Irene ir a óbito, os familiares decidiram registrar um boletim de ocorrência e tornaram o caso público.

No domingo pela manhã, a dona Maria Irene conseguiu uma vaga na UTI do Hospital Regional, mas o caso não é único. De acordo com a Superintendência Regional de Saúde, na manhã desta segunda-feira (13), nove pacientes estavam na fila por uma vaga de UTI em Patos de Minas. E olha que a cidade é privilegiada nessa área.

Segundo o órgão, Patos de Minas possui 94 leitos de UTI, sendo nove leitos de UTI Adulto, seis neonatal e três intermediária no Hospital Regional, oito vagas de UTI neonatal, duas pediátricas e seis adultos no Hospital Vera Cruz e 40 vagas de UTI adulto, 19 infantil e uma pediátrica no Hospital São Lucas.

O superintendente de Saúde, Lindomar Babilônia, explicou que as vagas são ocupadas através de uma central de regulação e servem ao estado inteiro. Ele explicou, no entanto, que quem administra as vagas de UTI é a Prefeitura de Patos de Minas através da Secretaria Municipal de Saúde.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais