Família de Patos de Minas mobiliza o estado inteiro para salvar o filho da leucemia

A luta da família contra o câncer começou há cerca de um ano e meio. O tratamento agora depende da solidariedade.


Arthur comemorando o aniversário de 3 anos

A luta da família contra o câncer começou há cerca de um ano e meio. O tratamento deu bons resultados no início, mas agora a doença voltou e o pequeno Arthur corre contra o tempo para se livrar da Leucemia. Ele já reiniciou as sessões de quimioterapia, mas a família sabe que, desta vez, a maior chance de cura está na solidariedade. Será preciso encontrar um doador compatível de Medula para que seja feito um transplante.

A chance de encontrar um doador compatível é pequena, uma para cada 100 mil doadores, mas a família não desiste. Em Belo Horizonte, em Patos de Minas e em todos os lugares possíveis, parentes e amigos se unem em uma corrente que tem levado dezenas de pessoas às unidades da Fundação Hemominas. A principal ferramenta é a internet. Emails convocando doadores são disparados a todo instante.

Produtor musical, Guilherme Donâncio, o pai de Arthur, também conseguiu apoio de famosos. O grupo Jota Quest, a banda 14 Bis e a dupla César Menotti e Fabiano gravaram mensagens convocando doadores de Medula. Nessa segunda-feira (31), Guilherme passou o dia participando de programas de rádio e TV em Belo Horizonte mostrando o drama da família e a importância das pessoas se tornarem doadoras.

Em Patos de Minas, o resultado é surpreendente. Iara, a tia de Arthur, explica que a comunidade inteira está se sensibilizando com a causa. A campanha ganhou a adesão de grandes empresários que estão motivando seus funcionários a se tornarem doadores de Medula. No hemocentro da cidade, o número de doadores que não passava de 60 por mês, chegou a 120 só na semana passada. O órgão também está agendando visitas nas mais de 15 empresas que se cadastraram.

Para atender a todos, o horário de atendimento teve que ser ampliado. “Os cadastros de doadores de Medula Óssea que eram feitos somente na parte da manhã, de 7h às 11h, agora são feitos também no período da tarde, de 15h às 17h”, explica Simone Lima assistente social da Fundação Hemominas.

E qualquer pessoa pode se cadastrar para ser um doador de Medula Óssea, desde que seja maior de 18 anos e menor de 55 anos e esteja em boas condições de saúde. O procedimento é bem simples. O doador participa de uma palestra de 5 minutos e faz a coleta de apenas 5 mls de sangue do braço para fazer o exame. Não é preciso estar em jejum.

A mobilização dos mineiros enche de esperança tanto os pais e familiares quanto o pequeno Arthur. O pequeno atleticano continua internado no Hospital das Clínicas em Belo Horizonte à espera do transplante.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar localiza arma artesanal de grosso calibre em lote vago, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

URT apresenta novos uniformes para a temporada 2025 com retorno da camisa listrada

Veja mais

Polícia Militar prende homem por furtar cerca de R$34.000,00 em joias de ouro, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Desacordo em compra de arma termina com quatro homens presos e mais de R$180mil apreendidos

Veja mais

Após denúncia de violência doméstica, morador é preso com drogas e munições em Patos de Minas

Veja mais

Mulher pula da ponte do Rio Paranaíba e é salva por motociclista que passava bem na hora

Veja mais