Falta de papel para pedir exame nas unidades de saúde deixa doméstica indignada

A indignação de uma doméstica em Patos de Minas é pela falta da guia de pedido nos postos de saúde.


Valdeni Pereira da Silva- doméstica

A reclamação desta vez não é por falta de médicos, unidades de saúde ou por remédios. A indignação de uma doméstica em Patos de Minas é pela falta da guia de pedido nos postos de saúde. Sem o formulário, ela não consegue fazer os exames e, sem os exames, o médico não consegue descobrir a doença da mãe para indicar o tratamento.

Depois de procurar as unidades de saúde por duas vezes e não conseguir marcar os exames para a mãe doente, a dona Valdeni Pereira da Silva decidiu reclamar. Indignada, a doméstica teve que pagar para fazer os exames pedidos pelo médico para dar continuidade ao tratamento da mãe. “Hoje eu tive dinheiro para fazer o exame, mas e amanhã”, questiona Valdeni.

Além do risco de comprometer o tratamento da mãe, a doméstica diz que procurou a imprensa para defender dezenas de outras pessoas que estão passando por este mesmo problema. Atendida no posto de saúde do bairro Jardim Esperança, Valdeni disse que procurou outras três unidades e não conseguiu a guia para fazer o exame.

A reclamação foi confirmada na unidade de saúde. As funcionárias informaram que as guias disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde são suficientes apenas para os primeiros dias do mês e que depois disso os usuários são orientados a procurar outras unidades de saúde. O Posto do CAIC também está sem médico.

A secretária municipal de saúde, Janaina Araújo, confirmou que as guias de pedidos para exame estão sendo limitadas. Ela disse que a medida foi necessária para conter o desperdício do dinheiro público com exames. De acordo com a secretária, o município recebe R$ 800 mil do Ministério da Saúde para a realização de exames e que está gastando R$ 3 milhões a mais.

De acordo com Janaína, caixas e mais caixas de exames simplesmente são esquecidas nos laboratórios provocando um enorme prejuízo para o município. Ela informou que o serviço está sendo regulado e que neste primeiro momento haverá um transtorno até que os problemas sejam resolvidos. “Um técnico do Ministério da Saúde virá a Patos de Minas para instalar um programa para auxiliar neste controle”, informou.

A secretária disse que as equipes de Saúde da Família estão orientadas a atender os casos de urgência.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Desentendimento entre vizinhos termina em briga generalizada em Patos de Minas

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais

Motociclista tem múltiplas fraturas após acidente e motorista com sinais de embriaguez diz ter usado cocaína

Veja mais

Advogada e marido são presos por furto de doces em padaria de Patos de Minas

Veja mais

Veja as 10 modalidades com chances reais de medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris

Veja mais

Acidente em estrada vicinal do município de Vazante tira a vida de garota de 18 anos

Veja mais