Falta de estoque não impede consumidor de exigir entrega do produto anunciado

A publicidade não é um “mero convite à compra”, mas efetivamente uma proposta de venda que vincula e obriga o fornecedor e toda a cadeia que dela se beneficia.

A publicidade veiculada por qualquer meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados obriga o fornecedor que a divulgar ao integral cumprimento. A publicidade não é um “mero convite à compra”, mas efetivamente uma proposta de venda que vincula e obriga o fornecedor e toda a cadeia que dela se beneficia.

Assim, se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento da oferta, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha: a) exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; b) aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; c) rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Deste modo, a simples alegação de que não possui mais o produto anunciado em estoque não desobriga o anunciante, que só se livra da obrigação de entrega se provar que aquela marca e modelo não é mais fabricado e não existe mais no mercado.

O Código de Defesa do Consumidor obriga, ainda, que os fabricantes e importadores assegurem a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto.

Não cumpridos tais preceitos, o Poder Judiciário sempre atuará para preservar os negócios e seu desfazimento será a última solução, caso que imporá indenização por perdas e danos, sem prejuízo da multa pelo descumprimento do anúncio publicitário.


Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais