☰
✕

Falta de estoque não impede consumidor de exigir entrega do produto anunciado

A publicidade não é um “mero convite à compra”, mas efetivamente uma proposta de venda que vincula e obriga o fornecedor e toda a cadeia que dela se beneficia.

A publicidade veiculada por qualquer meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados obriga o fornecedor que a divulgar ao integral cumprimento. A publicidade não é um “mero convite à compra”, mas efetivamente uma proposta de venda que vincula e obriga o fornecedor e toda a cadeia que dela se beneficia.

Assim, se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento da oferta, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha: a) exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; b) aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; c) rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Deste modo, a simples alegação de que não possui mais o produto anunciado em estoque não desobriga o anunciante, que só se livra da obrigação de entrega se provar que aquela marca e modelo não é mais fabricado e não existe mais no mercado.

O Código de Defesa do Consumidor obriga, ainda, que os fabricantes e importadores assegurem a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto.

Não cumpridos tais preceitos, o Poder Judiciário sempre atuará para preservar os negócios e seu desfazimento será a última solução, caso que imporá indenização por perdas e danos, sem prejuízo da multa pelo descumprimento do anúncio publicitário.


Últimas Notícias

Família de Sergipe pede ajuda para encontrar homem desaparecido em Patos de Minas

Veja mais

Promotor confirma que locais de votação não serão alterados em Patos de Minas e orienta eleitores

Veja mais

Arte nas Águas de Minas leva oficina de arte urbana e inclusão à Apae de Patos de Minas

Veja mais

Sem título de eleitor, foragido da justiça é preso em Lagoa Formosa por homicídio

Veja mais

Carreta desvia de caminhão parado e bate de frente com outra na BR365; ninguém se feriu

Veja mais

Jovem é preso por adulterar placa de moto com fita isolante para evitar multas em Patos de Minas

Veja mais