Falcão publica nova lei permitindo a expansão da cidade para a outra margem do Rio Paranaíba

A expansão do perímetro urbano de Patos de Minas foi incluída no Plano Diretor e havia sido regulamentada pelo ex-prefeito Pedro Lucas.

A novela em torno da expansão do perímetro urbano de Patos de Minas para a outra margem do Rio Paranaíba pode ter ganhado um capítulo definitivo. O prefeito Luís Eduardo Falcão sancionou e publicou na edição desta quarta-feira (16) do Diário Oficial do Município a Lei Complementar 659 de 14 de março de 2022, que altera a delimitação do perímetro urbano de Patos de Minas e autoriza a expansão para além do Rio Paranaíba.

A expansão do perímetro urbano de Patos de Minas foi incluída no Plano Diretor e havia sido regulamentada pelo ex-prefeito Pedro Lucas. Mas na época, a Lei Complementar 530 de outubro de 2016 foi questionada pelo Ministério Público na Justiça. O órgão apontou falhas na lei que poderiam pôr em risco áreas de preservação permanente e o Patrimônio Histórico e conseguiu barrar a Lei na Justiça.

Segundo o secretário municipal de planejamento, Hamilton Francisco da Silva, a Lei Complementar 659 de 14 de março de 2022 aperfeiçoa o texto da Lei Complementar 530 de outubro de 2016. A nova Lei Complementar foi aprovada na Câmara, sancionada pelo prefeito Luís Eduardo Falcão e passa a vigorar a partir de hoje, data de sua publicação.

Além de atender as exigências da legislação vigente, os empreendedores que forem investir na outra margem do Rio Paranaíba deverão apresentar solução para o manejo das águas pluviais, apresentar solução para o impacto das águas pluviais no perímetro urbano até a chegada ao Rio Paranaíba e apresentar solução para o impacto do empreendimento no macrossistema viário da estrutura urbana.

Além disso, os empreendedores deverão apresentar proposta que contemple a implantação de equipamentos urbanos compatíveis com o porte do empreendimento, inclusive com sistema viário de ligação, com transição do Rio Paranaíba. Isso significa que as propostas deverão incluir a construção de pontes sobre o Rio Paranaíba. De 20% a 30% do loteamento também devem ser destinados a áreas de interesse social. Todas as propostas serão submetidas à análise do CODEMA e do COMPUR.

Atualmente, existem pelo menos três propostas na Prefeitura de Patos de Minas para a construção de empreendimentos na outra margem do Rio Paranaíba, sendo uma nas imediações do bairro Nossa Senhora Aparecida, outra nos fundos do bairro Copacabana e uma terceira nas proximidades do bairro Ipanema.

A Prefeitura aguarda a aprovação da Revisão do Plano Diretor que está parado na Câmara Municipal de Patos de Minas para dar continuidade à análise de propostas de empreendimentos na outra margem do Rio Paranaíba e também de expansão do perímetro urbano.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais