Fake news e atos pelo fechamento de Poderes são risco à democracia para maioria dos brasileiros, diz Datafolha

81% consideram que espalhar fake news coloca a democracia em risco

A disseminação de notícias falsas contra políticos e ministros do Supremo Tribunal Federal e manifestações que pedem o fechamento do Congresso Nacional e do STF representam riscos para a democracia brasileiros na opinião da maior parte da população, mostrou pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda -feira pelo jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o levantamento, 81% consideram que espalhar fake news coloca a democracia em risco, ao passo que para 17% não coloca. Ao mesmo tempo, 68% veem as manifestações contra o Congresso e o Supremo como um risco à democracia, contra 29% que acham que esses atos não representam um risco.

O presidente Jair Bolsonaro já participou pessoalmente de manifestações favoráveis a seu governo e que também tinham cartazes pedindo o fechamento do Legislativo e do Judiciário, além de uma intervenção militar e da reedição do Ato Institucional nº 5, que marcou o endurecimento da ditadura militar no Brasil, com a cassação de mandatos, fechamento do Congresso e suspensão de direitos políticos.

Em um dos atos, realizado em frente ao quartel-general do Exército em Brasília, Bolsonaro discursou em cima da caçamba de uma caminhonete aos manifestantes.

Os atos antidemocráticos pelo fechamento do Congresso e do STF e a disseminação de fake news, além de ataques e ameaças a ministros da corte, são alvos de dois inquéritos separados que tramitam no Supremo.

O primeiro deles, sobre o financiamento a atos antidemocráticos, aberto a pedido da Procuradoria-Geral da República, levou à prisão temporária de ativistas bolsonaristas. No segundo, aberto por iniciativa do próprio Supremo para apurar ataques a integrantes da corte, apoiadores do presidente já foram alvos de operações de busca e apreensão.

O Datafolha ouviu 2.016 pessoas por telefone entre os dias 23 e 24 de junho. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Fonte: Reuters

Últimas Notícias

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais