Facebook removerá vídeos 'deepfakes' antes das eleições dos EUA de 2020

A empresa também removerá mídias falsas que são resultado de tecnologias

O Facebook disse que removerá os ‘deepfakes’ e outros vídeos manipulados de sua plataforma se eles tiverem sido editados, mas não o conteúdo que é paródia ou sátira, em uma tentativa de conter a disseminação de desinforção antes das eleições presidenciais dos EUA deste ano.

A empresa também removerá mídias falsas que são resultado de tecnologias como a IA que “mesclam, substituem ou sobrepõem o conteúdo de um vídeo, fazendo com que pareça autêntico”, disse a empresa californiana em seu blog em 6 de janeiro.

“Esta política não se estende ao conteúdo que é paródia ou sátira, ou um vídeo que foi editado apenas para omitir ou alterar a ordem das palavras”, disse o Facebook.

A gigante de mídia social disse à Reuters que, como parte de sua nova política, não removerá um vídeo editado que tentou fazer a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, parecer incoerente, distorcendo seu discurso e fazendo parecer que ela estava repetidamente tropeçando em suas palavras.

“O vídeo adulterado da presidente Pelosi não atende aos padrões desta política e não será removido. Apenas vídeos gerados por inteligência artificial para retratar pessoas dizendo coisas fictícias serão retirados”, disse o Facebook em comunicado.

O Facebook foi criticado por suas políticas de conteúdo por políticos de todo o espectro. Os democratas criticaram a empresa por se recusar a checar os anúncios políticos, enquanto os republicanos a acusaram de discriminar opiniões conservadoras, acusação negada pelo Facebook.

Na preparação para a eleição presidencial dos EUA em novembro de 2020, as redes sociais estão sob pressão para enfrentar a ameaça dos ‘deepfakes’, que usam inteligência artificial para criar vídeos hiper-realistas onde uma pessoa parece dizer ou fazer algo que não aconteceu.

Fonte: Reuters

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais