Ex-policial do BOPE conta história do Tropa de Elite e mostra caminhos para o sucesso no COMINE
Como consultor do filme, ele falou sobre estabelecer missão, planejar, executar e avaliar os resultados.
O ex-policial do BOPE, Paulo Storani, foi o último palestrante do XII Congresso Mineiro de Empreendedorismo- COMINE. Ele fechou o evento na noite dessa quarta-feira (30) com a palestra “Construindo uma Tropa de Elite”. Como consultor do filme, ele falou sobre estabelecer missão, planejar, executar e avaliar os resultados.
Com 53 anos e um currículo invejável, Paulo Storani começou a palestra criticando a educação brasileira que muitas vezes não prepara o aluno para que ele tenha o melhor desempenho. “O aluno já sabe que se faltar um ponto, o professor vai inteirar. O povo brasileiro gosta de ser vítima. Transfere a responsabilidade. Faltam líderes no país”, falou.
Com relação à crise, ele brincou que adora esta palavra. “É o desconforto que nos mobiliza a fazer algo diferente”. Em diversas situações, Paulo Storani ainda falou sobre a convivência com a esposa, deixando claro que é ela quem manda. A partir daí, o ex-policial começou a explicar como foi a produção de um dos filmes de maior sucesso nacional.
Ele contou que foi chamado pelo Diretor José Padilha para ser consultor do Tropa de Elite e aceitou o que chamou de missão. “Missão dada, é missão cumprida,” falou apresentando uma das muitas expressões policiais usadas na palestra. E para falar sobre o desconforto, ele ainda aproveitou para esclarecer que o treinamento do BOPE exibido no filme é real.
O palestrante também falou sobre a escolha do elenco e todas as dificuldades em produzir o longa-metragem que era para ter sido um documentário, mas acabou se tornando um dos mais famosos filmes brasileiros. Sobre o papel do Capitão Nascimento, o palestrante elogiou o ator Wagner Moura, que seria feito por Lázaro Ramos. “Wagner não perdeu a oportunidade”, disse.
Para fechar a palestra, Paulo Storani falou sobre aprender, agir, perseverar, liderar e vencer. Ele argumentou que é preciso determinar a missão, planejá-la, se preparar, executar o plano com disciplina e excelência e depois avaliar o resultado para reduzir os erros futuros. Para mostrar estes aspectos, ele fez uma dinâmica com a plateia que se aprimorou em se levantar, o que ele chamou de “surgir do chão”.
O Reitor do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM-, Milton Roberto, falou sobre o sucesso do COMINE 2015. Com o Paiolão lotado, ele informou que representantes de mais de 73 cidades de toda a região participaram do evento que começou na segunda-feira (28) e terminou nessa quarta-feira (30).
Autor: Farley Rocha