Ex-policial do BOPE conta história do Tropa de Elite e mostra caminhos para o sucesso no COMINE

Como consultor do filme, ele falou sobre estabelecer missão, planejar, executar e avaliar os resultados.

O Paiolão ficou lotado para a palestra do ex-policial do BOPE Paulo Storani.

O ex-policial do BOPE, Paulo Storani, foi o último palestrante do XII Congresso Mineiro de Empreendedorismo- COMINE. Ele fechou o evento na noite dessa quarta-feira (30) com a palestra “Construindo uma Tropa de Elite”. Como consultor do filme, ele falou sobre estabelecer missão, planejar, executar e avaliar os resultados.

Com 53 anos e um currículo invejável, Paulo Storani começou a palestra criticando a educação brasileira que muitas vezes não prepara o aluno para que ele tenha o melhor desempenho. “O aluno já sabe que se faltar um ponto, o professor vai inteirar. O povo brasileiro gosta de ser vítima. Transfere a responsabilidade. Faltam líderes no país”, falou.

Com relação à crise, ele brincou que adora esta palavra. “É o desconforto que nos mobiliza a fazer algo diferente”. Em diversas situações, Paulo Storani ainda falou sobre a convivência com a esposa, deixando claro que é ela quem manda. A partir daí, o ex-policial começou a explicar como foi a produção de um dos filmes de maior sucesso nacional.

Ele contou que foi chamado pelo Diretor José Padilha para ser consultor do Tropa de Elite e aceitou o que chamou de missão. “Missão dada, é missão cumprida,” falou apresentando uma das muitas expressões policiais usadas na palestra. E para falar sobre o desconforto, ele ainda aproveitou para esclarecer que o treinamento do BOPE exibido no filme é real.

O palestrante também falou sobre a escolha do elenco e todas as dificuldades em produzir o longa-metragem que era para ter sido um documentário, mas acabou se tornando um dos mais famosos filmes brasileiros. Sobre o papel do Capitão Nascimento, o palestrante elogiou o ator Wagner Moura, que seria feito por Lázaro Ramos. “Wagner não perdeu a oportunidade”, disse.

Para fechar a palestra, Paulo Storani falou sobre aprender, agir, perseverar, liderar e vencer. Ele argumentou que é preciso determinar a missão, planejá-la, se preparar, executar o plano com disciplina e excelência e depois avaliar o resultado para reduzir os erros futuros. Para mostrar estes aspectos, ele fez uma dinâmica com a plateia que se aprimorou em se levantar, o que ele chamou de “surgir do chão”.

O Reitor do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM-, Milton Roberto, falou sobre o sucesso do COMINE 2015. Com o Paiolão lotado, ele informou que representantes de mais de 73 cidades de toda a região participaram do evento que começou na segunda-feira (28) e terminou nessa quarta-feira (30).

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais