Estudo aponta que o crime de furto foi o mais cometido em Patos de Minas entre 2018 a 2022; veja

O Patos Hoje destaca alguns números dessa pesquisa.

Foi lançado na manhã desta terça-feira (2), o Plano Municipal de Segurança Pública e Prevenção à Criminalidade de Patos de Minas. As ações serão tomadas com base em um estudo feito no município sobre a Segurança Pública. O Patos Hoje destaca alguns números dessa pesquisa. Leia o diagnóstico.

O diagnóstico no município foi feito com base em dados do Sistema REDs e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP). Os números levaram em conta os anos de 2018 a 2022.

- Dos 29.128 crimes, registrados no município, Furtos foi o que teve a predominância representando 43,8%(12.765), seguido por ameaça e lesão corporal com 33,2% (9.675).

- Dos 12.765 casos de furtos no município, a maioria aconteceu no Centro (1.800), seguidos do Cristo Redentor (834) e Não Informado (821). A maior quantidade foi cometida de 6h às 18h de segunda-feira, sendo que residências foram os locais mais registrados. Pessoas do sexo masculino, são as que mais praticaram (90%) e também maioria das vítimas (60%).

- Dos 9.675 casos de ameaça e lesão corporal, a maioria aconteceu no Centro (636), seguido do Cristo Redentor (425) e Jardim Quebec (360). A maioria aconteceu das 18h às 23h59, de sábado e domingo. Na maioria dos casos, 60% são contra pessoas do sexo feminino sendo 78% praticadas pelo sexo masculino.

- Sobre o crime de homicídio, foram analisados os 193 casos registrados. O bairro Jardim Quebec e Não especificado aparecem em primeiro lugar em casos registrados, com 13 no total. Seguido por Nossa Senhora Aparecida (12) e Cristo Redentor (11). Em 54% dos casos envolveram armas de fogo. A maioria dos homicídios no município aconteceram aos domingos das 18h às 23h59. Pessoas do sexo masculino são a maioria das vítimas (81%) e a maioria dos autores também (91%).

Esses são alguns dos números apontados pelo diagnóstico feito no município. O estudo ainda detalha: Crimes violentos (Estupro e estupro de vulnerável, Vias de fato e agressão, Roubo e Homicídio), Crimes específicos (Abandono de incapaz e maus tratos, Posse e porte ilegal de arma de fogo, Tráfico de drogas, Uso e consumo de drogas), Violência doméstica e familiar contra a mulher e feminicídio (Violência doméstica ou familiar e Feminicídio), Injúria racial, informações sobre o sistema socioeducativo (adolescentes que cometeram ato infracional em Patos de Minas e cumpriam medida de internação) e do sistema prisional (População egressa do sistema prisional).



https://patoshoje.com.br/noticias/plano-de-seguranca-publica-e-prevencao-a-criminalidade-e-lancado-em-patos-de-minas-84644.html

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais