Estudantes fazem exposição para combater preconceito étnico-racial

Quem passar pela Escola Estadual Prof. Zama Maciel nesta sexta-feira (18) vai notar a escola um pouco diferente.


Guilherme fez questão de posar para a foto em frente a um dos maiores ícones da luta pela igualdade entre as raças, Nelson Mandela.
Quem passar pela Escola Estadual Prof. Zama Maciel nesta sexta-feira (18) vai notar a escola um pouco diferente. Isso porque os muros da parte da frente e lateral da escola foram usados para expor cartazes com imagens e ideias sobre o Dia da Consciência Negra. A exposição foi uma forma usada pelos professores para combater o preconceito étnico-racial.

De acordo com o Professor Omar, alunos de 16 turmas do ensino médio participaram do projeto. Ele contou que o trabalho durou cerca de 3 meses. Primeiro, os alunos pesquisaram sobre o Estatuto da Igualdade Racial. Depois, eles fizeram um debate em sala de aula e, então, escolheram imagens para confeccionar os cartazes.

O professor de geografia informou que o trabalho visa combater o preconceito étnico-racial. “Somos todos iguais, apenas temos etnias-raciais diferentes”, ressaltou o professor. E mesmo no século XXI, o preconceito parece estar presente na sociedade. Quem contou foi um estudante que se considera negro. Guilherme Alaor Pacheco da Silva Neto, 17 anos, disse que ainda sente a discriminação.

Guilherme que é aluno do último ano do ensino médio disse que o preconceito existe principalmente nas escolas. Ele achou importante o trabalho para conscientizar as pessoas a respeito do preconceito. O estudante fez questão de posar para a foto em frente a um dos maiores ícones da luta pela igualdade entre as raças, Nelson Mandela.

E vários outros cartazes estão expostos na escola. Imagens que denunciam o preconceito e também que incentivam a união das pessoas foram fixadas lado a lado para mostrar a luta contra o preconceito. As imagens estão expostas na parte externa da escola e poderão ser vistas até a noite dessa sexta-feira (18).

Autor: Farley Júnio

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais