Estudantes de Patos de Minas fazem viagem com colega cadeirante e dão aula de inclusão

A estudante Nathalia, que é cadeirante, participou de todas as atividades.

A estudante foi incluída em todas as atividades.

Uma viagem com professores e alunos do ensino médio da Escola Estadual Professora Paulina De Melo Porto de Patos de Minas vai ser lembrada por muito tempo. Além de conhecer a cidade histórica de Ouro Preto, eles puderam sentir na prática o que é a inclusão dos deficientes físicos. A estudante Nathalia, que é cadeirante, participou de todas as atividades.

De acordo com a diretora da escola, Nayara Cristina de Sousa Fonseca, a viagem aconteceu na semana passada após um projeto desenvolvido para o ensino médio. “Isso por si só, já era algo único e talvez a primeira oportunidade de muitos de conhecer essa cidade histórica riquíssima de conhecimento. Mas a presença da nossa aluna Nathalia tornou essa viagem singular”, ressaltou.

A diretora informou que Nathalia é uma aluna que possui necessidades especiais. E, neste caso, a cidade, por ser histórica, possui a acessibilidade extremamente restrita: “Entretanto, foi aí que a inclusão aconteceu verdadeiramente. Alguns diriam que aconteceu a ela, porém aconteceu para nós. Tivemos a oportunidade de conviver, vivenciar, aprender, compartilhar e nos divertir com essa pessoa iluminada”, destacou.

Nayara contou que toda a equipe da escola, professores e colegas se envolveram em compartilhar e tornar essa experiência única para todos. “Houve brincadeiras, aventuras, superação, selfies (lógico) e até mesmo desistência de ir em determinados lugares, pois se a Nathalia não podia participar também não iríamos”, contou a diretora.

O que mais chamou a atenção dos docentes foi que isto partiu dos próprios colegas. “Pra mim, a verdadeira inclusão aconteceu conosco”, destacou a diretora ressaltando que as pessoas é que devem incluir os deficientes, já que são eles que mais precisam. Foram 50 pessoas da escola, sendo a diretora, a vice, 4 professores e mais 44 estudantes. Além dos prédios históricos de Ouro Preto, os alunos ainda puderam passear de Maria Fumaça até a cidade de Mariana.

Últimas Notícias

IPVA 2026 em Minas Gerais começa a vencer no dia 09 de fevereiro; veja tabela

Veja mais

Natal provoca aumento na movimentação da Rodoviária de Patos de Minas; saiba principais destinos

Veja mais

Filho é preso em flagrante por invadir casa da mãe e descumprir medida protetiva em Patos de Minas

Veja mais

Defesa Civil alerta para a possibilidade de tempestades até o natal em Patos de Minas

Veja mais

DER-MG restringe tráfego de veículos de grande porte nas rodovias estaduais durante o Natal e o Ano Novo

Veja mais

Copasa fica sem energia e pode deixar diversos bairros de Patos de Minas sem água

Veja mais