Estudantes de Patos de Minas fazem viagem com colega cadeirante e dão aula de inclusão

A estudante Nathalia, que é cadeirante, participou de todas as atividades.

A estudante foi incluída em todas as atividades.

Uma viagem com professores e alunos do ensino médio da Escola Estadual Professora Paulina De Melo Porto de Patos de Minas vai ser lembrada por muito tempo. Além de conhecer a cidade histórica de Ouro Preto, eles puderam sentir na prática o que é a inclusão dos deficientes físicos. A estudante Nathalia, que é cadeirante, participou de todas as atividades.

De acordo com a diretora da escola, Nayara Cristina de Sousa Fonseca, a viagem aconteceu na semana passada após um projeto desenvolvido para o ensino médio. “Isso por si só, já era algo único e talvez a primeira oportunidade de muitos de conhecer essa cidade histórica riquíssima de conhecimento. Mas a presença da nossa aluna Nathalia tornou essa viagem singular”, ressaltou.

A diretora informou que Nathalia é uma aluna que possui necessidades especiais. E, neste caso, a cidade, por ser histórica, possui a acessibilidade extremamente restrita: “Entretanto, foi aí que a inclusão aconteceu verdadeiramente. Alguns diriam que aconteceu a ela, porém aconteceu para nós. Tivemos a oportunidade de conviver, vivenciar, aprender, compartilhar e nos divertir com essa pessoa iluminada”, destacou.

Nayara contou que toda a equipe da escola, professores e colegas se envolveram em compartilhar e tornar essa experiência única para todos. “Houve brincadeiras, aventuras, superação, selfies (lógico) e até mesmo desistência de ir em determinados lugares, pois se a Nathalia não podia participar também não iríamos”, contou a diretora.

O que mais chamou a atenção dos docentes foi que isto partiu dos próprios colegas. “Pra mim, a verdadeira inclusão aconteceu conosco”, destacou a diretora ressaltando que as pessoas é que devem incluir os deficientes, já que são eles que mais precisam. Foram 50 pessoas da escola, sendo a diretora, a vice, 4 professores e mais 44 estudantes. Além dos prédios históricos de Ouro Preto, os alunos ainda puderam passear de Maria Fumaça até a cidade de Mariana.

Últimas Notícias

Operação do GAECO mira grupo criminoso que emitiu notas ficais falsas que ultrapassam R$136 milhões

Veja mais

Ibiza Veículos 32 anos! o Feirão que marcou a história da Ibiza Veículos

Veja mais

Polícia Militar Rodoviária encontra moto furtada em Lagamar jogada às margens da MGC 354

Veja mais

Garotinho que sonha em ser policial militar recebe visita surpresa na comemoração do aniversário

Veja mais

Jovem é assassinado a tiros no bairro Nossa Senhora Aparecida; polícia busca autores

Veja mais

Mais de 3 mil candidatos realizam as provas do Vestibular 2025 do Unipam neste domingo

Veja mais