Estudante patense vence Competição Mundial de Economia com estratégia sobre preço de vacina

Na última etapa, o grupo de Diogo elaborou uma estratégia para precificação da vacina contra a Covid-19 para o Brasil.

Diogo Mendonça Leite, estudante do 3º ano do Ensino Médio, com apenas 17 anos, conquistou um Prêmio Mundial de Economia.

Um estudante de Patos de Minas é motivo de orgulho para os moradores. Diogo Mendonça Leite, estudante do 3º ano do Ensino Médio, com apenas 17 anos, conquistou um Prêmio Mundial de Economia. Na última etapa, o grupo de Diogo elaborou uma estratégia para precificação da vacina contra a Covid-19 para o Brasil.

O Patos Hoje conversou com Diogo. O estudante explicou que descobriu a Olimpíada Brasileira de Economia através de notícias no final do ano passado, e como já se interessava, tanto por economia quanto por olimpíadas de conhecimento em geral, resolveu participar. “Nela consegui a medalha de ouro e a classificação para a Internacional”, explicou.

Na competição a nível Mundial, foram 120 estudantes de 29 países, como Canadá, EUA, Rússia, Indonésia e Cazaquistão, onde seria sede presencial do evento. Segundo ele, foram três provas: uma simulação de operações financeiras, uma prova teórica de economia (ambas individuais) e a resolução de um business case em grupo, que nesse ano consistia em desenvolver uma estratégia de precificação para a vacina da Covid-19.

O grupo usou um modelo epidemiológico para determinar quantas mortes a vacina evitaria e quantas vacinas seriam necessárias para a imunidade da população. “Com base em dados de outros gastos médicos de governos, determinamos quanto cada governo pagaria além do custo da vacina, e priorizamos governos onde o benefício de salvar vidas seria maior, e por isso o preço também”, afirmou. Para o Brasil, o preço sairia por U$15,00, cerca de R$84,00.

A competição foi excepcionalmente online, por conta do vírus e foi organizada pelo Cazaquistão. Fotos da premiação e de algumas provas feitas pelo zoom foram registradas. Diogo também participou de uma cerimônia com o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. A solenidade em Brasília destacou o trabalho dos 6 brasileiros que conseguiram a premiação. O segundo lugar na competição ficou com a Indonésia e o 3º com a Rússia.

Últimas Notícias

Veículo destruído pelas chamas no bairro Sorriso foi incendiado por dois homens de forma criminosa

Veja mais

Motorista fica ferido após bater em caminhão, em mais uma acidente na BR 365

Veja mais

Motorista de 50 anos morre preso às ferragens em batida frontal na BR 365

Veja mais

Enciumada, jovem pega a arma do ex-namorado e dispara contra ele; os dois acabaram presos

Veja mais

Ilhas temáticas de comidas e bebidas, mais de 50 garçons: o que o Réveillon Viva está preparando

Veja mais

Veículos batem de frente na MG 188, em Vazante e deixam três pessoas feridas

Veja mais