Estoques de sangue diminuem 45%, e Hemominas convoca doadores do tipo “O negativo”

Isso porque os estoques de sangue diminuíram 45% nos últimos dias, o que tem preocupado os especialistas.

A Fundação Hemominas pede aos doadores voluntários de todos os tipos sanguíneos - em especial, os do tipo O negativo - a comparecerem o quanto antes em suas unidades para realizar a doação. Isso porque os estoques de sangue diminuíram 45% nos últimos dias, o que tem preocupado os especialistas.

Pessoas com o tipo O negativo são consideradas doadoras universais, ou seja, podem doar seu sangue para pacientes de todos os tipos sanguíneos. Por isso, o tipo O negativo é o sangue mais utilizado no atendimento de casos de urgências e emergências.  No entanto, doadores de todos os tipos estão sendo chamados para auxiliar na recuperação dos bancos de sangue.

Para doar, é preciso ter entre 18 e 69 anos (para maiores de 60 anos, é preciso que a primeira doação tenha ocorrido antes dos 60), pesar mais de 50kg e estar saudável, descansado e bem alimentado. Jovens entre 16 e 18 anos também podem doar, mas é necessário preencher documentos e formalizar a autorização dos pais ou responsáveis. No site da Fundação Hemominas, estão descritas todas as demais condições e restrições para doação de sangue.

Considerando o momento de pandemia, os candidatos à doação de sangue que foram infectados pelo coronavírus ficam inaptos a efetuar a doação por 30 dias após completa recuperação. Pessoas que tiveram contato com alguém que apresentou diagnóstico clínico/laboratorial de infecção por covid-19 são consideradas inaptas pelo período de 14 dias. Devido à pandemia, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar 30 dias após recuperação para doar.

Além disso, as pessoas que tiverem recebido a vacina contra a Covid-19 devem aguardar o fim do período de inaptidão a cada dose. No caso do imunizante Coronavac, o prazo de espera é de 48h. Já as vacinas da Astrazeneca, da Pfizer e da Janssen demandam que o doador aguarde 7 dias. A vacina da gripe também exige uma espera de 48 horas para a visita ao Hemominas.

Os interessados em doar sangue devem agendar o horário de atendimento online, por meio do site da Fundação Hemominas ou pelo aplicativo para celular MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, é preciso cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

O Hemocentro de Patos de Minas fica na rua Major Gote, ao lado do Hospital Regional Antônio Dias – no centro da cidade. Outras informações sobre doação e horário de atendimento também podem ser obtidas pelo telefone 2106 2600. O núcleo funciona às segundas-feiras, das 14h30 às 18h30, e de terça à sexta-feira, das 7h às 11h.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais