Escritor patense lança neste sábado, no Bar e Restaurante Armazém, seu 10º livro
Novo livro de Lívio Soares aborda temas de viés político com ensaios, apontamentos e poemas
O escritor, professor e fotógrafo patense, Lívio Soares de Medeiros, lançará no sábado, 2 de setembro, a sua décima obra intitulada Dez Anos de Brasil.
A noite de autógrafos acontece às 20 horas, no Bar e Restaurante Armazém, situado na esquina das ruas Farnese Maciel e Doutor Marcolino, no centro de Patos de Minas.
O autor já lançou livros de contos, crônicas, ficção, prosa e poesia. Esta nova obra é dividida em três partes composta de uma narrativa essencialmente histórica e política, com a publicação de ensaios, apontamentos e poemas.
Segundo o autor: "O primeiro dos textos que compõem Dez anos de Brasil foi escrito em quatro de outubro de 2012; o último, em dez de janeiro de 2023. O livro tem a visão de Lívio Soares de Medeiros desses três mil setecentos e cinquenta dias do país. Os textos não foram escritos sob demanda, não surgiram devido a compromisso profissional. Ainda assim, mesmo não sendo obrigação de trabalho, mesmo não sendo acadêmico, mesmo não tendo a intenção de fazer nem sociologia nem história, Dez anos de Brasil acaba sendo, a partir das observações do autor, um apanhado, um retrato do que têm sido os tempos correntes. À medida que o leitor vai percorrendo as páginas, figuras de que não mais nos lembrávamos surgem, episódios em que não mais pensávamos vêm à tona. Ao mesmo tempo, por ter um recorte histórico muito recente, os textos remetem a pessoas ou a fatos que podem ainda estar nítidos na memória. Além do compromisso de Lívio Soares de Medeiros como cidadão que dedica seu tempo a escrever sobre o que testemunha, o que surge de Dez anos de Brasil é um país cujos meios de comunicação e imprensa e cujas manobras políticas, sem generalizações injustas, insistem em práticas violentas, segregacionistas, atrasadas e elitistas".
Fonte: Civuca Costa