Escavadeira produto de crime no Espírito Santo é recuperada pela Polícia Civil em Patos de Minas
A máquina avaliada em R$ 700.000,00 havia sido adulterada.
A Polícia Civil de Minas Gerais através da Delegacia de Furtos, Roubos e Tóxicos de Patos de Minas conseguiu recuperar uma escavadeira de esteira R-225, LVS, Hyndai, que havia sido furtada na cidade de Aracruz/ES. A máquina avaliada em R$ 700.000,00 havia sido adulterada.
Os investigadores da Polícia Civil iniciaram as diligências após a troca de informações advinda do setor de inteligência da Polícia Rodoviária Federal de que o maquinário teria sido destinado até Patos de Minas. A partir de então, contando com o trabalho de inteligência incessante da equipe de Investigadores de Polícia Civil pode ser identificado o veículo responsável pelo transporte, sendo confirmado o ponto de origem como sendo em Itamirim/ES, bem como o ponto de destino como sendo o distrito de Santana de Patos.
Em continuidade, os policiais direcionaram para propriedades rurais em Santana de Patos, vindo a identificar o local em que a máquina escavadeira de esteira R-225, LVS, Hyndai se encontrava ocultada. Ao conversar com o responsável J.A.M.N., 41 anos de idade, ele alegou ter alugado a máquina do indivíduo G.G.L., 45 anos de idade, inclusive apresentando uma nota fiscal. Ao averiguar este documento, os policiais detectaram várias irregularidades que não condiziam com a verdade, levando a crer que seria falsa. Ademais, após pesquisas, a numeração de chassi apresentada seria concernente a outro maquinário de outra modalidade, o que veio a corroborar a sua adulteração. Então, a máquina foi apreendida.
Após a realização de exame metalográfico pode ser confirmado em laudo que a máquina apreendida realmente foi a subtraída em Aracruz/ES.
Sobre o crime: em 20/04/2023, a vítima, R.P., teria deixado o maquinário em um galpão em Aracruz/ES, oportunidade em que ela foi subtraída, e a vítima não teve mais informações.
"Fica a advertência para que haja cuidado por parte da população na aquisição de qualquer objeto, sobretudo, aqueles que devem acompanhar com documentação fiscal, e certifiquem da autenticidade da documentação apresentada, ante a constante onda de estelionatos aplicados", ressaltou o delegado Érico Rodovalho.
Por fim, a Polícia Civil de Minas Gerais segue empenhada nos esforços para elucidação dos crimes contra o patrimônio praticados na cidade de Patos de Minas, buscando excelência no atendimento à população e melhoria da segurança pública local.
A investigação continuará para identificar todo o esquema criminoso, bem como apurar a conduta de cada uma das pessoas envolvidas.