Encontro virtual promovido pela Copasa debate ações do Programa Pró-Mananciais para 2021

Em decorrência da pandemia da Covid-19, os debates e palestras acontecem de forma virtual no canal do YouTube da TV Copasa.

Esse ano o encontro foi realizado virtualmente.

Está sendo realizado desde a segunda-feira (30), a IV edição do Encontro do Programa Pró-Mananciais. Em decorrência da pandemia da Covid-19, os debates e palestras acontecem de forma virtual no canal do YouTube da TV Copasa. O evento promovido pela Companhia tem como objetivo discutir com especialistas temas como agroecologia, monitoramento participativo, mudanças climáticas, segurança alimentar, uso e manejo do solo e o planejamento das ações do Programa Pró-Mananciais para 2021.

Neste ano, por ser na versão virtual, o encontro foi aberto à participação ampla e até nesta quinta-feira contou com mais de 3.500 visualizações e acessos na plataforma do evento.  O encerramento aconteceu nesta sexta-feira (04), quando técnicos da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) abordarão o “Uso e Manejo do Solo, o “O uso da subsolagem na recuperação de solos compactados”, e o gerente da Unidade de Serviço de Controle Ambiental (USCA), Alessandro Palhares, apresentará o Balanço de 2020 e o Planejamento para 2021 do Programa Pró-Mananciais.

Além dessas apresentações, o ativista, poeta, compositor, escritor, relator da Carta dos Artistas aos Habitantes da Terra na ECO-92 e coordenador do Movimento Artista pela Natureza, Bene Fonteles, fará uma mística de encerramento

Abertura do Encontro

O presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro, na abertura do IV Encontro do Pró-Mananciais, no dia 30 de novembro, destacou números do Programa, como “os 224 municípios e os 175 Colmeias que, junto com as comunidades envolvidas, ajudam no diagnóstico e no acompanhamento das intervenções e na execução das ações”.

Mudanças climáticas

Após a abertura feita pela direção da Copasa, o professor Francisco de Assis de Souza Filho, da Universidade Federal do Ceará (UFCE), falou sobre “Mudanças Climáticas e seus reflexos nos recursos hídricos”.

Saúde Humana e Saúde Planetária

No segundo dia do encontro, o médico e professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Roberto de Almeida, falou sobre “Segurança Alimentar: Saúde Humana e Saúde Planetária”. Em seguida, a professora Irene Maria Cardoso, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), falou sobre “Agroecologia e a produção de alimentos saudáveis”.

Comunicação como estratégia de mobilização

A "Comunicação como estratégia de mobilização" e “Educomunicação: aprendizes de sustentabilidade” foram os temas do terceiro dia do IV Encontro Pró-Mananciais. O superintendente de Comunicação Institucional da Copasa, Caco Rezende, destacou a importância da comunicação para a construção de pertencimento e do engajamento das pessoas nos processos, incluindo os clientes da Copasa.

As duas palestras podem ser assistidas neste link:

Monitoramento Participativo

Nesta quinta-feira (03/12), com o tema “Monitoramento Participativo”, a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto Nacional da Mata Atlântica, Juliana França, falou sobre “Biomonitoramento.

Em seguida, a engenheira florestal Luciana Medeiros Alves, da WRI Brasil, abordou sobre o “Monitoramento de áreas de restauração florestal”.

Já o engenheiro químico e gerente da USCA, Alessandro Palhares, mostrou a “Operacionalização do Programa Pró-Mananciais". A coordenação da prosa foi feita pelo superintendente de Desenvolvimento Ambiental da Copasa, engenheiro Nelson Cunha Guimarães. As três palestras podem ser assistidas na TV Copasa neste link:

Últimas Notícias

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais