Encontro sugere transformar a região em polo de produção de óleo de macaúba

A Macaúba é uma planta originária desta região do Estado e está presente em grande quantidade no meio rural.


Durante o encontro, os participantes conheceram a proposta de transformar a região em polo na produção de óleo de macaúba.
Prefeitos e lideranças dos municípios que compõem a microrregião da AMAPAR se reuniram na tarde dessa segunda-feira (03) em Patos de Minas para conhecerem o Programa de Municipalização do Agronegócio – PMA da Secretaria de Estado da Agricultura. Durante o encontro, os participantes conheceram a proposta de transformar a região em polo na produção de óleo de macaúba.

A Macaúba é uma planta originária desta região do Estado e está presente em grande quantidade no meio rural. Elas nascem, crescem e morrem dezenas de anos depois sem trazer nenhum benefício para o produtor. A proposta apresentada durante a reunião com os prefeitos da região quer fazer com que a planta seja utilizada como mais uma alternativa de renda para o homem do campo.

Presente ao encontro, o secretário de estado da agricultura, Elmiro Nascimento, destacou as potencialidades da planta. As pessoas ainda não dão valor para a Macaúba, que é nativa na região e temos milhares de pés. A fruta é muito rica. O bagaço da Macaúba pode ser utilizado na suinocultura com alto valor nutricional, a casca pode ser utilizada em indústria de ferro gusa por ter alta combustão e a castanha é uma excelente oleaginosa para o biodiesel.” – explicou.

Durante a palestra, o engenheiro Marcelo Moreira Araújo explicou que o produtor pode ter uma renda extra sem ter que fazer nenhum tipo de investimento. Ele esclareceu ainda que além da Macaúba, a região tem outras potencialidades para a produção de óleo, como o algodão, o que transformaria o Alto Paranaíba em um polo na produção de óleos.

O prefeito de Carmo do Paranaíba, Helder Boaventura, ficou entusiasmado com ideia. O município já possui uma empresa em atividade beneficiando o fruto da Macaúba. O chefe do executivo destacou que o incentivo a produção pode trazer ganhos importantes para a economia da região.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar prende homem por furtar cerca de R$34.000,00 em joias de ouro, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Desacordo em compra de arma termina com quatro homens presos e mais de R$180mil apreendidos

Veja mais

Mulher pula da ponte do Rio Paranaíba e é salva por motociclista que passava bem na hora

Veja mais

Mulher morre após se afogar nas águas da Lagoa Grande, em Patos de Minas

Veja mais

Médico acaba na delegacia após ataque de fúria em condomínio em Patos de Minas

Veja mais

Como vivem os artistas de rua? Colombiano em Patos de Minas conta como é a rotina

Veja mais