Encontro sugere transformar a região em polo de produção de óleo de macaúba
A Macaúba é uma planta originária desta região do Estado e está presente em grande quantidade no meio rural.
A Macaúba é uma planta originária desta região do Estado e está presente em grande quantidade no meio rural. Elas nascem, crescem e morrem dezenas de anos depois sem trazer nenhum benefício para o produtor. A proposta apresentada durante a reunião com os prefeitos da região quer fazer com que a planta seja utilizada como mais uma alternativa de renda para o homem do campo.
Presente ao encontro, o secretário de estado da agricultura, Elmiro Nascimento, destacou as potencialidades da planta. As pessoas ainda não dão valor para a Macaúba, que é nativa na região e temos milhares de pés. A fruta é muito rica. O bagaço da Macaúba pode ser utilizado na suinocultura com alto valor nutricional, a casca pode ser utilizada em indústria de ferro gusa por ter alta combustão e a castanha é uma excelente oleaginosa para o biodiesel.” – explicou.
Durante a palestra, o engenheiro Marcelo Moreira Araújo explicou que o produtor pode ter uma renda extra sem ter que fazer nenhum tipo de investimento. Ele esclareceu ainda que além da Macaúba, a região tem outras potencialidades para a produção de óleo, como o algodão, o que transformaria o Alto Paranaíba em um polo na produção de óleos.
O prefeito de Carmo do Paranaíba, Helder Boaventura, ficou entusiasmado com ideia. O município já possui uma empresa em atividade beneficiando o fruto da Macaúba. O chefe do executivo destacou que o incentivo a produção pode trazer ganhos importantes para a economia da região.
Autor: Maurício Rocha