Empresários e vereadores tentam aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

Em Patos de Minas, o executivo encaminhou para a câmara de vereadores um projeto de lei que visa regulamentar a situação.

Representantes da Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas, Acipatos, Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL e do Sindicato do Comércio Varejista se reuniram na tarde dessa quinta-feira (03) um busca de um entendimento para a aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em Patos de Minas. Os participantes saíram otimistas com relação à aprovação da Lei.

A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas – LEI 123/2006 foi sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva para garantir o artigo da constituição federal que traz o tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas. “A Lei contempla alguns pontos cruciais para a criação de um ambiente favorável para o surgimento e o desenvolvimento dos pequenos negócios”, esclarecem os representantes das entidades. “Além da desburocratização do processo, eles terão acesso a crédito, acesso a justiça, acesso a compras governamentais entre outros”, concluem.

Em Patos de Minas, o executivo municipal encaminhou para a câmara de vereadores um projeto de lei que visa regulamentar a situação no município. A expectativa é de que a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas beneficie mais de 3.500 estabelecimentos comerciais e industriais instalados na cidade. Na reunião com os vereadores, as entidades de classe da indústria, comércio e serviços atuam para que essa regulamentação aconteça o mais breve possível.

Enquanto a lei não é aprovada, as entidades já buscam tirar do papel os benefícios, como por exemplo a criação do posto avançado de conciliação onde micro e pequenas empresas podem resolver seus conflitos de modo rápido, barato e prático. “Outra experiência de aplicabilidade da lei é a constituição da Sociedade de Garantia de Crédito, prevista no artigo de acesso a crédito, que facilitará a tomada de crédito por meio da concessão de garantias complementares”, explica Daniel Resende, presidente da Acipatos

Os participantes saíram da reunião otimistas. A expectativa é de que a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas seja aprovada nas próximas semanas. Nas cidades da região, as regras estabelecidas pelo Governo Federal já foram regulamentadas pelos vereadores e já estão funcionando.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Desentendimento entre vizinhos termina em briga generalizada em Patos de Minas

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais

Motociclista tem múltiplas fraturas após acidente e motorista com sinais de embriaguez diz ter usado cocaína

Veja mais

Advogada e marido são presos por furto de doces em padaria de Patos de Minas

Veja mais

Veja as 10 modalidades com chances reais de medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris

Veja mais