Empresária é indiciada por injúria religiosa após ofender umbandista em Patos de Minas

Vítima gravou agressões verbais durante discussão sobre processo trabalhista; delegado apontou crime de intolerância religiosa.

Uma empresária de Patos de Minas foi formalmente indiciada pela Polícia Civil pelo crime de injúria religiosa após ofender uma ex-funcionária praticante de umbanda durante uma discussão no bairro Rosário. O inquérito policial, concluído nesta quinta-feira (17), foi encaminhado ao Ministério Público para ação penal.

O fato aconteceu no dia 6 de maio de 2025, quando a empresária foi à casa da funcionária pegar uma chave da empresa. Segundo a apuração, a vítima havia pedido demissão após ser diagnosticada com burnout e ameaçava processar a empresa.

No encontro, a empresária teria proferido ofensas como “capeta, demônio, umbandista, por isso está com burnout, por causa da umbanda”. Ela registrou o ataque em vídeo.

Em depoimento, a empresária admitiu ter dito “capeta, umbanda, católico, evangélico”, mas alegou que “não quis ofender a fé de ninguém”. Segundo ela, as frases foram proferidas no calor de uma discussão após a funcionária assumir que a processaria. A investigada ainda afirmou que a ex-funcionária “enrolou por duas semanas” para devolver a chave.

A autoridade policial fundamentou o indiciamento no art. 140, §3º do Código Penal (injúria preconceituosa por religião). O caso agora será analisado pelo Ministério Público de Minas Gerais, que decidirá se oferece denúncia. Se condenada, a empresária pode receber pena de 1 a 3 anos de reclusão e multa. O crime de injúria religiosa foi incluído no Código Penal em 2021 (Lei 14.532), equiparando-se à injúria racial.

Últimas Notícias

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais