Empresa patense de café inova e é uma das pioneiras em renovação de embalagens

De acordo com a ABRE, Associação brasileira de Embalagens, a embalagem é o cartão de visitas do produto.


Nova embalagem do Café Pérola.

De acordo com a ABRE, Associação brasileira de Embalagens, a embalagem é o cartão de visitas do produto, um componente obrigatório e decisivo para o sucesso comercial. É a primeira impressão que o consumidor tem do produto e que vai acompanhar o consumidor até sua casa. Ela proporciona a proteção, as cores, os desenhos, as informações e o tamanho do produto, sendo o primeiro contato visual no momento da compra.

Sabendo disso, a empresa de Café Cristal de Patos de Minas resolveu inovar e foi uma das pioneiras na renovação da marca através da ABRE, que oferece subsídio e apoio na criação das embalagens. Sem receber mudança há 12 anos, a embalagem do conhecido Café Pérola recebeu uma nova imagem. Por meio do projeto da ABRE, a empresa obteve indicação de agências de design especializadas na área, com valores acessíveis e subsídio de 50% do SEBRAE para a criação ou modernização da embalagem.

Todo o processo é muito rápido, conforme pôde atestar Ricardo da Silveira, diretor do Café Cristal Ltda., empresa de Patos de Minas (MG), que repaginou a embalagem do seu Café Pérola, inalterada havia 12 anos. “Fui muito bem atendido pela equipe do ABRE e a parte burocrática foi bem simples, apenas preenchimentos de formulários”. Mas o que mais surpreendeu o empresário foi a indicação da agência feita pela entidade, a Ad10, de Belo Horizonte. “Foi perfeita. Eles foram competentes, muito profissionais, bastante abertos a sugestões e críticas e se interessaram muito pelo negócio café. Soube criar uma nova embalagem, mais sem perder a identidade da anterior, esse era o objetivo,” contou o empresário.

Na análise apresentada pela agência, o Café Pérola terá maior destaque nas gôndolas, “haja vista a valorização da marca e a melhoria substancial dos elementos visuais, esteticamente valorizados através de grafismos adequados e coerentes ao produto, assim como das fotografias de grande beleza e qualidade gráfica”. Alguns cuidados foram tomados: pelo fato de nunca ter ocorrido uma grande alteração no design inicial, a preservação da cor digital do fundo, da marca e do ícone pérola foi importante para que o produto continuasse sendo reconhecido facilmente pela embalagem, familiar ao público alvo. A nova proposta valoriza a marca Pérola, que agora ganha suporte, como fundo, da fotografia de uma pérola, o que facilita a identificação. “A pérola existia na embalagem anterior, no entanto era desvinculada do logotipo, não fazendo uma analogia explícita, como é possível constatar na nova proposta”.

Autor: Farley Rocha

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