Empregados do comércio querem reajuste de 15% e redução da jornada

As propostas foram apresentadas e as negociações já começaram, mas o acordo não deve ser tão rápido como no ano passado.

O Sindicato dos Empregados e o Sindicato Patronal do comércio de Patos de Minas iniciaram, este mês, a campanha salarial de 2010. As propostas foram apresentadas e as negociações já começaram, mas o acordo entre as duas partes não deve ser tão rápido como no ano passado. Uma das exigências dos trabalhadores reduz a jornada de trabalho e gera polêmica.

O SINDEC quer um reajuste de 15% para os trabalhadores do comércio. De acordo com Euso Silva, presidente do Sindicato da categoria, este percentual é referente ao INPC, que deve ficar em torno de 8% este ano e a um ganho real para a categoria que fica em torno de 7%. Este percentual passaria a valer a partir do dia 1º de Abril, que é a data base da categoria.

Se o percentual for aprovado o piso salarial dos trabalhadores do comércio vai passar de R$ 480,00 para R$ 590,00. O comércio é um dos setores que mais geram empregos em Patos de Minas e o reajuste beneficiaria cerca de 5 mil comerciários.

A proposta mais polêmica, no entanto, é a que reduz a jornada de trabalho dos trabalhadores do comércio. Eles passariam a trabalhar apenas 40 horas semanais, quatro a menos que a jornada estabelecida hoje. A redução anteciparia uma Emenda Constitucional que está sendo analisada no Congresso para redução da Jornada de Trabalho.

De acordo com Euso Silva, presidente do Sindec, a redução da jornada de trabalho aumentaria o número de postos de trabalho no comércio em pelo menos 10%. Os lojistas, no entanto, já se mostraram contrários a proposta. O presidente da CDL, Pedro Paulo de Freitas, não acredita em abertura de novas vagas. Ele afirma que este não é o momento de reduzir a jornada de trabalho.

Últimas Notícias

Carro inicia conversão e é atingido por motociclista que fazia ultrapassagem, em Patos de Minas

Veja mais

Moradores usam sacolinhas plásticas para sinalizar fiação caída em via de Patos de Minas

Veja mais

Empresário discute com a esposa e acaba preso após ameaçar invadir festa com caminhonete

Veja mais

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais

Motociclista tem múltiplas fraturas após acidente e motorista com sinais de embriaguez diz ter usado cocaína

Veja mais