Em sessão tumultuada, vereadores não votam projeto dos Agentes de Saúde

Uma reunião com o prefeito foi agendada para regularizar a situação.


Depois de muita discussão, a votação acabou não acontecendo porque a lei seria inconstitucional.
A sessão plenária dessa quinta-feira (20) foi tumultuada. Com o espaço lotado, muita gente ficou de pé para assistir à votação do projeto de lei que regulamenta os cargos de Agentes de Saúde e de Endemias. Depois de muita discussão, a votação acabou não acontecendo porque a lei seria inconstitucional. Uma reunião com o prefeito foi agendada para regularizar a situação.

Houve muita conversa e discussão, sendo muitas vezes o regimento da Câmara Municipal desrespeitado. Os participantes chegaram até a vaiar e demonstrar hostilidade. O fato aconteceu quando o Presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, presidida pelo vereador Francisco Frechiani, informou que o projeto seria inconstitucional.

Segundo o parecer, este tipo de projeto é de iniciativa do poder executivo, não podendo partir da Câmara Municipal. No caso, o projeto 510/2013 que autoriza o Poder Executivo a regulamentar os cargos de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias foi criado pelos vereadores Lásaro Borges, José Osmar-Guiguim- e Edimê Avelar.

Depois de muita conversa, a votação foi interrompida para negociação e o Projeto de lei ficou para depois. Os agentes de saúde aceitaram ter uma conversa primeiro com o prefeito municipal para que se regularize a situação. Caso o Prefeito Pedro Lucas não aprove o projeto, os vereadores concordaram em votá-lo, mesmo sendo inconstitucional.

Com a divergência, o vereador Francisco Frechiani, durante a sessão, decidiu renunciar ao cargo de Presidente da Comissão de Constituição. “Se o projeto é inconstitucional, a comissão dá o parecer desta inconstitucionalidade e, mesmo assim, ele vai a plenário, a minha função é inútil, não precisam do parecer, então, deixo o cargo”, justificou.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais