Em reunião, Codema anuncia nova diretoria e discute procedimento de limpeza da Lagoinha

Os nomes apresentados foram eleitos e aprovados por unanimidade pelos conselheiros durante a reunião de abril.

Em reunião na manhã dessa quarta-feira (14), o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Patos de Minas (Codema) elegeu sua nova diretoria para o período entre 2021 e 2023. Na ocasião, foi eleito o novo presidente - o engenheiro Vinícius de Morais Machado - além do vice-presidente, João Fernandes Caixeta, e do secretário Ivanildo Alves Zica, que era o presidente do Codema no último biênio.

Os nomes apresentados foram eleitos e aprovados por unanimidade pelos conselheiros durante a reunião de abril, e apenas uma chapa havia sido registrada. Presidente eleito, Vinícius Machado é engenheiro ambiental, professor universitário e o atual diretor de meio ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura de Patos de Minas.

Já Tenente Fernandes, que assume o cargo de vice-presidente, é o coordenador da Defesa Civil em Patos de Minas. Por fim, o secretário Ivanildo Alves é presidente do Conselho Integrado de Meio Ambiente (Cima) e representante no conselho ambiental da União Sindical de Patos de Minas.

Após a eleição da diretoria na reunião, a Diretoria de Serviços Urbanos e Saneamento da Prefeitura Municipal encaminhou ao Conselho o projeto de execução de limpeza no lago artificial do Parque da Lagoinha. A titular da pasta, Patrícia Antunes Reis, solicitou ao Codema a autorização ambiental para realizar as devidas medidas técnicas para o desassoreamento e limpeza da Lagoinha.

Segundo a diretora, existe uma área na zona rural apropriada e licenciada para receber todo o material retirado o lago. Além disso, as máquinas utilizadas na operação serão manuseadas evitando ao máximo o incômodo aos moradores. Em relação aos cuidados ambientais, Patrícia garantiu que a Prefeitura irá seguir as recomendações aprovadas na Resolução Ambiental do Codema de Patos de Minas.

O relatório técnico apresentado ao Codema informou que o Lago consiste em um reservatório artificial construído com área de aproximadamente 2 hectares. Atualmente, está com profundidade de 40 cm, podendo chegar a 1,5m quando está cheio. Recentemente, foram realizadas obras de melhoria na estrutura, como a reforma do vertedor de saída, de modo a adequar o fluxo de água acumulada no lago.

Segundo o Codema, a ação de desassoreamento da Lagoinha será previamente agendada e, no dia da limpeza, a área será devidamente sinalizada, contando com uma equipe de suporte para garantir a segurança dos moradores e transeuntes. O material sedimentar retirado será destinado corretamente, evitando possíveis danos ambientais.

Últimas Notícias

Em taque sangrento, pitbulls matam cão em Carmo do Paranaíba; imagens fortes

Veja mais

Moradores ficam sem energia após caminhão danificar fiação no condomínio Moradas

Veja mais

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Carros atingem pedestres após acidente causado por avanço de parada, na av. Brasil

Veja mais

Bazar de Santo Antônio reúne mais de 10.000 itens com preço baixo, nesta quinta-feira

Veja mais

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais