Em dois anos, Programa Descubra beneficiou 27 jovens em situação de vulnerabilidade social
O programa é voltado para jovens com idades entre 14 e 21 anos.
O Programa Descubra (Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais) completou dois anos de existência. Em Patos de Minas, o programa beneficiou 27 jovens por meio de cursos de qualificação profissional, aprendizagem teórica e práticas de trabalho. O programa é voltado para jovens com idades entre 14 e 21 anos.
O objetivo do programa é promover o acesso de adolescentes e jovens, em condição de vulnerabilidade social, a programas de aprendizagem e a cursos de qualificação profissional. Para isso, é necessária a adesão de empresas, entidades de qualificação profissional, órgãos públicos e organizações da sociedade civil que se disponham a colaborar.
As normas que regulamentam a aprendizagem estabelecem que a seleção de aprendizes deve priorizar a inclusão de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social, assim considerados aqueles egressos do trabalho infantil e do sistema socioeducativo, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e no sistema prisional, em situação de acolhimento institucional, beneficiários de programas de transferência de renda, jovens e adolescentes com deficiência, matriculados na rede pública de ensino ou concluintes desempregados.
O programa foi criado em 2019, por meio do Governo Federal e teve adesão do Governo de Minas Gerais e outros municípios. Por ser uma história de sucesso, outros municípios do Estado se mobilizaram para instituir o Programa em suas comarcas. O Termo de Adesão ao Programa foi assinado pelo Prefeito Luís Eduardo Falcão Ferreira no dia 23 de junho de 2022.
Desde então, representantes institucionais da Prefeitura Municipal (Secretaria de Desenvolvimento Social, Promam 5.0, CRAS, CREAS), do Ministério Público do Trabalho, dentre outros, compõem o Comitê Gestor Local, que planeja e executa ações para viabilizar oportunidades de aprendizagem profissional para os jovens identificados com perfil para o Programa na cidade.
Em dois anos, são mais de 112 jovens cadastrados no Programa. Desses, 27 jovens já foram beneficiados por meio de cursos de qualificação profissional, aprendizagens teóricas e práticas de trabalho, com carteira assinada e salário.