Em clima tenso com um vereador, secretária de educação mostra currículo na Câmara Municipal

. Ela foi elogiada por todos os outros vereadores.

A Secretária Municipal de Educação de Patos de Minas, Sônia Maria da Silveira, foi até a Câmara Municipal nesta quinta-feira (11) responder a questionamentos sobre o currículo e o que vem sendo feito na área da educação. Ela negou que esteja havendo qualquer ensino fora do que prevê a legislação e rebateu acusações de suposto ensino de gênero nas escolas. Profissionais da área da educação ocuparam grande parte do plenário e apoiaram o trabalho dos docentes. A secretária foi elogiada por praticamente todos os vereadores.

Ao ser chamada para o parlatório, já se iniciou uma polêmica. A Secretária Sônia foi convocada, mas o requerente preferiu não fazer perguntas. A secretária então recebeu elogios de vereadores e a vereadora Beth Nascimento então decidiu começar perguntando sobre o que tem feito para as escolas de Patos de Minas. A secretária municipal de Educação Sônia Maria da Silveira explicou sobre diversas reformas programadas, com investimentos de mais de R$12 milhões que irão contemplar várias instituições do município.

Em defesa da educação, o vereador Daniel Gomes criticou o projeto de lei que tramita na câmara que prevê multa para o professor que usa linguagem neutra em sala de aula: "Cria uma patrulha que não é saudável". O vereador Vicente questionou a questão da contratação dos profissionais e sobre a realização de um concurso para preenchimento das vagas, sendo respondido que haverá uma atualização na forma de contratar e que já está sendo programado um concurso para ocupar as vagas existentes. Ele também parabenizou pelo trabalho.

O vereador Wiliam também fez questionamentos e elogiou a reforma do CAIC. O Vereador Mauri da JL destacou o trabalho e pediu cuidado especial com a Escola Municipal Delfim Moreira, em Lanhosos. O Vereador Itamar André também elogiou o trabalho e pediu apoio para a Escola Municipal José Paulo de Amorim. O vereador Batista destacou que conhece a educação de Patos de Minas e confia no trabalho desempenhado pelos profissionais.

Os vereadores Gladston, Vitor Porto e José Eustáquio também elogiaram e destacaram a importância da educação. Em seguida, mostrando um livro de Ciências do 9º Ano do Ensino Fundamental, o vereador José Luís Borges relembrou a polêmica em uma escola da cidade e questionou porque não foi ouvido antes da nota publicada pelo município, nem pelos vereadores que publicaram a nota de repúdio. A vereadora Elizabeth Nascimento rebateu: “quando foram instalados os outdoors, ninguém aqui foi perguntado também”, disse.

A Secretária salientou que tudo foi apurado, sem opiniões pessoais, e que nada do que foi tratado na sala de aula infringe a legislação pertinente. Com slides, ela explicou toda evolução histórica do currículo nacional e estadual até chegar ao plano de aula do professor. “A Base Nacional Comum Curricular-BNCC- define o mínimo que um aluno deve aprender do norte ao sul do Brasil”, informou. Sem muito tempo para explicar todo o processo, ao ser questionada, ela respondeu que reprova a atitude do vereador de tentar adentrar a sala de aula, ressaltando que a Secretaria Municipal de Educação possui profissionais que possuem a competência para verificar qualquer deslize. Ela informou aos pais que eventuais questionamentos podem ser levados até a Secretaria Municipal de Educação.


Últimas Notícias

Veículo destruído pelas chamas no bairro Sorriso foi incendiado por dois homens de forma criminosa

Veja mais

Motorista fica ferido após bater em caminhão, em mais uma acidente na BR 365

Veja mais

Motorista de 50 anos morre preso às ferragens em batida frontal na BR 365

Veja mais

Enciumada, jovem pega a arma do ex-namorado e dispara contra ele; os dois acabaram presos

Veja mais

Ilhas temáticas de comidas e bebidas, mais de 50 garçons: o que o Réveillon Viva está preparando

Veja mais

Veículos batem de frente na MG 188, em Vazante e deixam três pessoas feridas

Veja mais