Eleição para a presidência da Câmara movimenta os bastidores da política patense
O grupo da oposição aposta todas as fichas em Otaviano Marques. A situação tenta engrenar a candidatura de Itamar André.
A partir de 2013, a Câmara Municipal de Patos de Minas terá 17 vereadores. Teoricamente o Legislativo pantense está dividido de forma igualitária entre os dois grupos políticos dominantes na cidade, com oito parlamentares para cada lado. Ditinho (PMDB) se tornou o fiel da balança. O vereador peemedebista passou a ser cobiçado pelas duas correntes e parece já ter tomado uma decisão.
Otaviano Marques se diz confiante. O vereador mais votado na última eleição garante que tem o apoio da maioria, que inclui os votos dos outros dois companheiros do PP, dos cinco vereadores do Democratas e do voto do PMDB. A soma de nove votos seria suficiente para conquistar a presidência da Câmara Municipal de Patos de Minas.
O candidato da situação é Itamar André. O nome do vereador que irá para o quarto mandato ganhou força nas últimas semanas. Ele conta com os votos dos vereadores eleitos pelo PTB, PR, PHS, PT e PV para chegar à presidência do legislativo. Mesmo que houvesse essa garantia, no entanto, o vereador precisaria de mais um voto para alcançar a vitória.
As negociações vão continuar intensas nas próximas horas. Eleição de presidência da Câmara Municipal em Patos de Minas tem histórico de viradas memoráveis. Em uma delas, o candidato confiou no acordo da véspera e encomendou uma grande festa para comemorar a vitória, mas acabou sendo traído na última hora.
Hoje esse tipo de situação é mais difícil de acontecer, uma vez que a votação não será mais secreta. A eleição da mesa diretora da Câmara Municipal acontece nessa terça-feira (1º), logo após a solenidade de posse dos vereadores. É esperar para saber quem irá comandar o poder legislativo de Patos de Minas em 2013.
Autor: Maurício Rocha