Economia da América Latina e do Caribe aprofunda deterioração e crescerá 0,1% em 2019, diz Cepal

O (PIB) do Brasil, a principal economia do bloco, registrará um aumento de 0,8% em 2019

A economia da América Latina e do Caribe ampliará sua deterioração em 2019 e registrará um fraco crescimento de 0,1%, impactada por um contexto global de tensões comerciais e incerteza, afirmou a Cepal em comunicado nesta segunda-feira.

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe disse que a desaceleração no ritmo de expansão chegará a 17 das 20 economias da região este ano. Até 2020, a organização prevê um crescimento de 1,4%.

“A dinâmica da atividade econômica na América Latina e no Caribe ocorre num contexto em que a economia global reduziu sua contribuição para o crescimento da região em 2019, situação que provavelmente permanecerá no próximo ano”, afirmou a Cepal.

Em julho, o órgão da Organização das Nações Unidas havia projetado uma expansão econômica regional de 0,5%, bem abaixo do estimado em abril, de 1,3%.

A Cepal manteve sua estimativa de que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, a principal economia do bloco, registrará um aumento de 0,8% em 2019, mas aplicou um corte acentuado em sua previsão para o México, que deve crescer 0,2% este ano, contra uma estimativa anterior de 1,0%.

A economia da Argentina recuará 3% em 2019, contra uma previsão anterior de queda de 1,8%. A Colômbia terá uma expansão de 3,2%, o Peru de 2,5% e o Chile de 1,8%, segundo a Cepal.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais