É possível reaver gastos com “Alimentos Gravídicos? Por Brian Epstein Campos

Os mesmos são destinados a cobrir as despesas adicionais do período de gravidez.

Alimentos gravídicos são os valores devidos pelo futuro pai à mãe durante a gestação. Os mesmos são destinados a cobrir as despesas adicionais do período de gravidez e que sejam dela decorrentes, como alimentação especial, assistência médica e psicológica, exames complementares, internações, parto, medicamentos e demais prescrições.

Nesta espécie de alimentos, a própria lei diz que não há necessidade de absoluta comprovação de paternidade, bastando apenas que o juiz se convença que haja indícios de paternidade, ou seja, um suposto pai pode ser condenado a pagar alimentos gravídicos sem que haja certeza que o nascituro seja seu filho.

Porém, não basta apenas a mera indicação de um suposto pai, é exigido um mínimo de elementos de convicção, como testemunhas, postagens em redes sociais, reserva em hotéis, mensagens e tudo que seja possível aferir o vínculo entre a mãe e o suposto pai.

Se condenado e pagos os alimentos, mas posteriormente houver exclusão da paternidade por exame próprio, o suposto pai não poderá reaver o que pagou. Contudo, poderá manejar ação de indenização se dispuser de provas que demonstrem que a mãe tinha elementos para saber falsa a imputação de paternidade.

Tanto a situação de incerteza da paternidade como a inviabilidade de reaver o que foi pago a título de alimentos se justificam pelo princípio da dignidade da pessoa humana sendo este um princípio que sobrepõe aos demais.

Últimas Notícias

Após denúncias, PM encontra drogas em terreno e leva dono de tabacaria para a delegacia

Veja mais

Em ataque sangrento, pitbulls matam cão em Carmo do Paranaíba; imagens fortes

Veja mais

Veículo capota várias vezes na avenida Fátima Porto e deixa motorista ferida

Veja mais

Moradores ficam sem energia após caminhão danificar fiação no condomínio Moradas

Veja mais

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Carros atingem pedestres após acidente causado por avanço de parada, na av. Brasil

Veja mais