É possível reaver gastos com “Alimentos Gravídicos? Por Brian Epstein Campos

Os mesmos são destinados a cobrir as despesas adicionais do período de gravidez.

Alimentos gravídicos são os valores devidos pelo futuro pai à mãe durante a gestação. Os mesmos são destinados a cobrir as despesas adicionais do período de gravidez e que sejam dela decorrentes, como alimentação especial, assistência médica e psicológica, exames complementares, internações, parto, medicamentos e demais prescrições.

Nesta espécie de alimentos, a própria lei diz que não há necessidade de absoluta comprovação de paternidade, bastando apenas que o juiz se convença que haja indícios de paternidade, ou seja, um suposto pai pode ser condenado a pagar alimentos gravídicos sem que haja certeza que o nascituro seja seu filho.

Porém, não basta apenas a mera indicação de um suposto pai, é exigido um mínimo de elementos de convicção, como testemunhas, postagens em redes sociais, reserva em hotéis, mensagens e tudo que seja possível aferir o vínculo entre a mãe e o suposto pai.

Se condenado e pagos os alimentos, mas posteriormente houver exclusão da paternidade por exame próprio, o suposto pai não poderá reaver o que pagou. Contudo, poderá manejar ação de indenização se dispuser de provas que demonstrem que a mãe tinha elementos para saber falsa a imputação de paternidade.

Tanto a situação de incerteza da paternidade como a inviabilidade de reaver o que foi pago a título de alimentos se justificam pelo princípio da dignidade da pessoa humana sendo este um princípio que sobrepõe aos demais.

Últimas Notícias

Homem enche carrinho com 72 garrafas de Heineken, carnes e outros produtos, tenta sair sem pagar e acaba preso

Veja mais

Homem diz que descobriu traição, ameaça de morte a esposa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso após furtar capacete em motoneta e depois jogar fora em lote vago

Veja mais

Homem é preso em flagrante após ameaçar ex-companheira e causar danos a viatura em Patos de Minas

Veja mais

Caminhonete é arremessada e para tombada após ser atingida por Jeep na BR 352, em Arapuá

Veja mais

Idoso inabilitado avança parada, bate em ambulância do Samu e deixa três feridos, em Carmo do Paranaíba

Veja mais