É devida recompensa a quem encontra e restitui coisa perdida; Por Brian Epstein Campos

Considera-se perdido a coisa móvel, cuja posse alguém deixa de ter, acidentalmente, e que está em local público ou de uso público

Considera-se perdido a coisa móvel, cuja posse alguém deixa de ter, acidentalmente, e que está em local público ou de uso público.

Aquele que restituir a coisa achada terá direito a uma recompensa, não inferior a cinco por cento do seu valor, e à indenização pelas despesas que houver feito com a conservação e transporte da coisa, se o dono não preferir abandoná-la. Essa é uma prescrição do próprio Código Civil.

Engana-se e comete crime aquele que para justificar a apropriação do que achou argumenta: “achado não é roubado”.

O Código Penal prevê o crime de apropriação de coisa achada definindo que quem acha coisa alheia perdida e dela se apropria, total ou parcialmente, deixando de restituí-la ao dono ou legítimo possuidor ou de entregá-la à autoridade competente, dentro do prazo de quinze dias, está sujeito a pena de detenção, de um mês a um ano, ou multa.

Se quem achar não conhecer o proprietário deve envidar esforços para descobri-lo. É essa a conduta que a lei espera de um cidadão de boa-fé.

Cuidado!! Esquecido não é perdido. Quem esqueceu pode voltar para buscar seja em uma festa, táxi, salão-de-beleza etc, e quem se apropria da coisa esquecida, a depender das circunstâncias pratica crime de furto e a pena será de um a quatro anos e multa.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais