Dossiê produzido pelo Sebrae revela dados setoriais e socioeconômicos de Patos de Minas

O material reúne os principais dados territoriais, setoriais e socioeconômicos do município e visa apoiar a construção de projetos que contemplem as diversas demandas locais.

O Sebrae Minas produziu um Dossiê Cidades de Minas Gerais. O documento relativo a Patos de Minas já está nas mãos das autoridades locais.  O material reúne os principais dados territoriais, setoriais e socioeconômicos do município e visa apoiar a construção de projetos que contemplem as diversas demandas locais.

O Dossiê mostra que Patos de Minas possui 20.294 pequenos negócios, sendo 11.223 Microempreendedores Individuais – MEIs, 6.974 microempresas e 1.197 pequenos produtores rurais. No setor agropecuário, além do milho, as culturas mais relevantes são a soja e o café. Juntos, esses produtos detém 60% do valor de produção local. Na pecuária, Patos de Minas se destaca na produção de leite, sendo o maior produtor leiteiro do estado, com o oitavo maior rebanho de Minas Gerais. O município também é referência nacional em genética suína, detendo 70% da tecnologia nacional em melhoramentos suínos.

As atividades econômicas mais relevantes do munícipio, em termos de concentração empresarial são: Criação de suínos (4,52), Cultivo de cereais (2,02), Cultivo de soja (1,31); Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso agropecuário (4,36), Representações comerciais do comércio de matérias primas agrícolas e animais vivos (3,90); Fabrica de cabines, carrocerias e reboques para veículos automotores (5,00), Fábrica de alimentos para animais (2,16); Obras de urbanização (4,92), Construção de Edifícios (2,23); Incorp. de empreendimentos imobiliários (2,20) e Atividades de atenção à saúde humana (1,71).

O documento mostra que a maior parcela do valor adicionado ao PIB gerado no município, corresponde ao setor de serviços, seguido da indústria. O PIB do município cresceu 135% entre 2010 e 2018. O PIB per capita do município é superior ao salário médio, o que pode indicar que a riqueza gerada, não chega às mãos da população em sua totalidade

O Dossiê, entregue a representantes da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Patos de Minas, apresenta aos empreendedores e gestores públicos subsídios para entender a realidade local, as potencialidades e as oportunidades de atuação para estimular o desenvolvimento econômico.

“O Sebrae mostra com essa seleção de dados que existem muitas informações públicas disponíveis capazes de ajudar os municípios a se desenvolverem, cada vez mais, de acordo com o seu perfil”, explica o gerente da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, Felipe Brandão.

O dossiê sobre Patos de Minas ressalta a importância econômica do município na região Alto Paranaíba e mostra que a cidade tem muita relevância em setores importantes como agropecuária, educação, saúde, comércio e serviços. “Os dados reforçam as vantagens históricas do município em termos de desenvolvimento econômico e demonstra outras oportunidades que estão surgindo por meio da evolução de outros setores, como o da tecnologia”, acrescenta Brandão.

O Dossiê está disponível no portal de inteligência do Sebrae Minas e pode ser conferido também aqui .

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais