Dólar supera R$5,60 após Bolsonaro rejeitar proposta de Guedes para Renda Brasil; DIs disparam

Às 12h32, o dólar à vista subia 1,19%, para 5,5931 reais, anulando a queda da véspera. Na máxima, a cotação foi a 5,6041 reais, alta de 1,39%.

O dólar acelerou a alta a mais de 1% e voltou a superar 5,60 reais nesta quarta-feira, enquanto os juros futuros dispararam, depois de o presidente Jair Bolsonaro dizer que rejeitou a proposta apresentada pelo Ministério da Economia para criação do programa Renda Brasil, o que tornou a aumentar incertezas no mercado sobre a agenda do governo para as contas públicas e o futuro do ministro Paulo Guedes no cargo.

Às 12h32, o dólar à vista subia 1,19%, para 5,5931 reais, anulando a queda da véspera. Na máxima, a cotação foi a 5,6041 reais, alta de 1,39%.

Na B3, o dólar futuro saltava 1,51%, a 5,5940 reais, após bater 5,6035 reais.

O mercado de juros também sentiu a pressão. O DI janeiro 2023 foi à máxima do dia, de 4,21%, ante 3,93% do ajuste anterior. O DI janeiro 2025 saltou a 6,08% no pico, ante 5,75% do ajuste de terça-feira.

O Ibovespa foi às mínimas da sessão, quando caiu 1,87%, e caía 1,36% por volta de 12h37.

A proposta de criação do Renda Brasil, que estava no pacote de medidas de aceleração da economia apresentadas ao presidente pelo ministro Paulo Guedes, previa um benefício maior que o valor atual do Bolsa Família, mas, para financiá-lo, a equipe econômica propôs o corte de outros programas sociais, como o abono salarial, o seguro-defeso e o Farmácia Popular.

Os ruídos entre Guedes e a ala desenvolvimentista do governo se intensificaram nas últimas semanas, causando saídas de importantes auxiliares do ministro da Economia e alimentando especulações sobre eventual substituição do chefe da pasta da Economia —com um dos nomes mais falados para seu lugar sendo o do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

O mercado piora o sinal porque entende que as divergências dificultam o cumprimento de uma agenda fiscal no sentido de austeridade, o que ameaça manter a dívida pública em trajetória de alta, deteriorando a percepção sobre as contas públicas do país e reduzindo a confiança dos investidores.

Fonte: Reuters

Últimas Notícias

Motociclista e passageira ficam feridos após baterem em carro em local com alto índice de acidentes

Veja mais

Motociclista de 31 anos tem que ser socorrido após bater em animal de grande porte na MGC 354

Veja mais

Jovem de 25 anos é assassinado com facada no pescoço quando abordava a ex em Guarda dos Ferreiros

Veja mais

Motorista fica preso às ferragens e precisa ser resgatado de acidente com três carros na MG 410

Veja mais

Motoboy tem ferimentos graves e morre em mais um trágico acidente em Patos de Minas

Veja mais

Frequentadores chamam a atenção para o aparecimento de peixes mortos na Lagoa Grande

Veja mais