Divisão de Meio Ambiente inicia projeto de reflorestamento no Mocambo
O trabalho é coordenado pela bióloga Eni Aparecida do Amaral e tem o apoio do IEF, Unipam e de escolas da cidade.
A diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura está desenvolvendo um amplo Projeto de Reflorestamento do Parque Municipal do Mocambo. A ideia é repovoar a área de mais de oito hectares que existe na parte de cima do Parque com espécies nativas desta região. O trabalho é coordenado pela bióloga Eni Aparecida do Amaral e tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Diretoria de Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura , UNIPAM, IEF e Escolas da cidade.
O Parque Municipal do Mocambo já passou por inúmeros processos de reflorestamento, mas foram poucas as árvores que conseguiram sobreviver. O problema é a falta de cuidados essenciais para a sobrevivência das mudas e o grande número de queimadas que atingiram o Parque nos últimos anos. Hoje, o número de árvores existentes no Mocambo está abaixo do ideal.
A nova proposta prevê o plantio de mais 3 mil mudas no Parque Municipal do Mocambo. O trabalho será feito de forma gradativa, para não ocorrer os mesmos erros do passado. Além do plantio das árvores, o projeto prevê uma série de cuidados para que as mudas consigam sobreviver. Nesta primeira etapa serão plantadas 600 mudas de espécies nativas.
O trabalho, em parceria o Instituto Estadual de Florestas, já começou. O plantio também tem o apoio do Unipam e de escolas do município. Desta forma, além de promover o reflorestamento do Parque, o projeto também vai promover uma conscientização nos estudantes para a preservação ambiental.