Diversos mandados de prisão começam a ser cumpridos em nova fase da Operação Colheita
Os alvos são pessoas condenadas pela Justiça, que ganharam o direito de cumprir a pena em liberdade condicional, mas que descumpriram as regras do benefício.
Policiais militares e investigadores da Polícia Civil iniciaram, na manhã desta segunda-feira (04), o cumprimento de uma série de mandados de prisão expedidos pela Justiça em mais uma fase da Operação Colheita. Os alvos são pessoas condenadas pela Justiça, que ganharam o direito de cumprir a pena em liberdade condicional, mas que descumpriram as regras do benefício.
Desta vez, foram expedidos 14 mandados de prisão. Rafael Cristino de Oliveira, de 33 anos, foi o primeiro a ser encaminhado para a Delegacia. Ele foi um dos condenados que descumpriram o benefício da liberdade condicional e deverá voltar para o Presídio. Os demais mandados de prisão deverão ser cumpridos ao longo do dia, para que os acusados prestem esclarecimentos à Justiça.
A Operação Colheita é realizado pelas Polícias Civil e Militar, Sistema Prisional, Ministério Público e Poder Judiciário. O trabalho teve início em Janeiro deste ano e segundo o delegado regional, Luiz Mauro Sampaio, já levou para à prisão 67 condenados que estavam cumprindo pena em liberdade condicional, mas que estavam descumprindo as regras do benefício. Outros nove adolescentes nestas mesmas condições voltaram para o Centro de Internação.
Segundo o delegado Luiz Mauro Sampaio, a legislação brasileira oferece o benefício de prisão domiciliar para os detentos que cumpriram parte da pena e que tem bom comportamento. Entretanto, algumas regras precisam ser cumpridas, entre elas a obrigação de permanecer em casa à noite e quando não estiver trabalhando ou na igreja.
Com a Operação Colheita os detentos em liberdade condicional passaram a ser fiscalizados. Mais de 200 visitas surpresas já foram feitas. Além dos 76 adultos e adolescentes que voltaram para o regime fechado, mais de 100 audiências de verificação já foram agendadas. O trabalho preventivo tem surtido efeito em Patos de Minas.
Segundo o tenente-coronel Azevedo, comandante do 15º BPM, desde o início da Operação Colheita, o número de homicídios na cidade teve uma grande redução, foram nove até agora, pouco mais da metade do número registrado no mesmo período do ano passado. Além disso, o número de roubos, que estava aumentando no início do ano, já começou a cair.
Autor: Maurício Rocha