Diversos mandados de prisão começam a ser cumpridos em nova fase da Operação Colheita

Os alvos são pessoas condenadas pela Justiça, que ganharam o direito de cumprir a pena em liberdade condicional, mas que descumpriram as regras do benefício.

Luiz Mauro Sampaio - Delegado Regional e tenente-coronel Azevedo, comandante do 15º BPM.

Policiais militares e investigadores da Polícia Civil iniciaram, na manhã desta segunda-feira (04), o cumprimento de uma série de mandados de prisão expedidos pela Justiça em mais uma fase da Operação Colheita. Os alvos são pessoas condenadas pela Justiça, que ganharam o direito de cumprir a pena em liberdade condicional, mas que descumpriram as regras do benefício.

Desta vez, foram expedidos 14 mandados de prisão. Rafael Cristino de Oliveira, de 33 anos, foi o primeiro a ser encaminhado para a Delegacia. Ele foi um dos condenados que descumpriram o benefício da liberdade condicional e deverá voltar para o Presídio. Os demais mandados de prisão deverão ser cumpridos ao longo do dia, para que os acusados prestem esclarecimentos à Justiça.

A Operação Colheita é realizado pelas Polícias Civil e Militar, Sistema Prisional, Ministério Público e Poder Judiciário. O trabalho teve início em Janeiro deste ano e segundo o delegado regional, Luiz Mauro Sampaio, já levou para à prisão 67 condenados que estavam cumprindo pena em liberdade condicional, mas que estavam descumprindo as regras do benefício. Outros nove adolescentes nestas mesmas condições voltaram para o Centro de Internação.

Segundo o delegado Luiz Mauro Sampaio, a legislação brasileira oferece o benefício de prisão domiciliar para os detentos que cumpriram parte da pena e que tem bom comportamento. Entretanto, algumas regras precisam ser cumpridas, entre elas a obrigação de permanecer em casa à noite e quando não estiver trabalhando ou na igreja.

Com a Operação Colheita os detentos em liberdade condicional passaram a ser fiscalizados. Mais de 200 visitas surpresas já foram feitas. Além dos 76 adultos e adolescentes que voltaram para o regime fechado, mais de 100 audiências de verificação já foram agendadas.  O trabalho preventivo tem surtido efeito em Patos de Minas.

Segundo o tenente-coronel Azevedo, comandante do 15º BPM, desde o início da Operação Colheita, o número de homicídios na cidade teve uma grande redução, foram nove até agora, pouco mais da metade do número registrado no mesmo período do ano passado. Além disso, o número de roubos, que estava aumentando no início do ano, já começou a cair.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Prefeitura e vários órgãos iniciam Campanha Natal Solidário em Patos de Minas

Veja mais

Após denúncia de briga de casal, PM prende homem com arma de fogo e munições

Veja mais

Empreiteira desiste e obras do Campus da UFU em Patos de Minas são paralisadas de novo

Veja mais

Professor Peterson Gandolfi da UFU é o novo presidente do Observatório Social do Brasil

Veja mais

Polícia captura suspeitos de abrirem fogo contra jovem no bairro Residencial Monjolo

Veja mais

Acusados de assassinar jovem por dívida de drogas são condenados a penas severas; confira

Veja mais