Diocese acompanha decreto da Prefeitura e anuncia fechamento das igrejas em Patos de Minas

As celebrações marcadas para esta Quarta-Feira de Cinzas ainda ocorrerão normalmente, seguindo os protocolos de segurança.

Em comunicado assinado pelo bispo Dom Cláudio Nori Sturm e divulgado na manhã desta quarta-feira (17), a Diocese de Patos de Minas anunciou que as igrejas da cidade ficarão fechadas pelos próximos 15 dias a partir de quinta-feira (18). A atitude busca frear o avanço da Covid-19 na região. As celebrações marcadas para esta Quarta-Feira de Cinzas ainda ocorrerão normalmente, seguindo os protocolos de segurança.

A decisão acompanha o decreto publicado na noite de terça (16) pelo prefeito Luís Eduardo Falcão. No documento, consta que “fica terminantemente proibida a realização, por todos os cidadãos, bem como pelos demais grupos e entidades religiosas, associativas, desportivas amadoras, condominiais, de entretenimento, clubes, dentre outros, bem como pelas organizações de sociedade civil, de toda e qualquer atividade coletiva ou que implique ou resulte em aglomeração de pessoas”. Esse item impede que as igrejas realizem celebrações com aglomerações de fiéis a partir de quinta-feira.

No comunicado da Diocese, Dom Cláudio Nori confirma que ficarão suspensas em Patos de Minas, pelo período de 15 dias, a partir de quinta-feira, “as atividades que impliquem ou resultem em aglomeração de pessoas, dentre elas, as Celebrações Eucarísticas com a presença de fiéis, a administração do Sacramento do Batismo, salvo em casos urgentes, e do Matrimônio, bem como os grupos de oração e reuniões dos conselhos”. Além disso, fica vedada a abertura das Igrejas para visitação e oração pessoal no mesmo período.

Ainda segundo o comunicado, é permitido que os Escritórios Paroquiais e a Mitra Diocesana de Patos de Minas realizem atividades internas, sem atendimento presencial. Será possível obter informações - como a possibilidade de ministrar Sacramentos urgentes - e proceder a marcação de missas- por meio de contato telefônico, whatsapp ou e-mail.

As demais cidades que compõem a Diocese devem seguir as decisões do Poder Público local sobre o funcionamento ou não das igrejas. Nas localidades em que as celebrações ficarem suspensas, como é o caso de Patos de Minas, os presbíteros devem celebrar diariamente a Santa Missa de forma privada. Onde for possível, as solenidades podem ser transmitidas pelas redes sociais.

Últimas Notícias

Homem é preso após colocar quilos de carne na mochila e sair de hipermercado sem pagar

Veja mais

Ônibus com trabalhadores rurais capota em estrada de Araxá e deixa um morto e feridos

Veja mais

Veja como está ficando a nova Igreja de Nossa Senhora da Abadia em Patos de Minas

Veja mais

Paciente de 31 anos incendeia container após ameaçar colocar fogo no CAPS AD

Veja mais

Ações estratégicas de enfrentamento ao período crítico de estiagem são intensificadas em Patos de Minas

Veja mais

Pela primeira vez em Patos de Minas, Fenatricot oferta diversos produtos nacionais

Veja mais