Diante da gravidade, Superintendência recomenda toque de recolher e fechamento de serviços não-essenciais para toda a região

A região não possui os leitos suficientes e já houve,  somente nos últimos 15 dias, a mesma quantidade de mortes de todo o mês de janeiro.

A Macrorregião Noroeste, da qual Patos de Minas é referência, vem sofrendo como nunca os graves efeitos da pandemia. A região não possui os leitos suficientes e já houve,  somente nos últimos 15 dias, a mesma quantidade de mortes de todo o mês de janeiro. Diante desse cenário, a Superintendência Regional de Saúde expediu nessa segunda-feira (15) uma recomendação para os prefeitos adotarem medidas rigorosas para combater a circulação do coronavírus.

A recomendação informa que a Marrorregião Noroeste possui apenas 48 leitos de UTI, sendo que 42 deles já estão ocupados, e a área física para eventuais aberturas só consegue atingir 70 leitos, sendo que o necessário seriam 105. "A gravidade dos casos de Covid-19 aumentou e estamos com a maior taxa de ocupação de leitos", diz o documento que também destaca a ocorrência de 52 mortes nesses 15 dias de fevereiro, mesmo número de todo o janeiro.

Diante do cenário de evolução da doença, a Superintendência recomendou a proibição de circulação de veículos e pessoas, permitindo apenas que profissionais que atuam em serviços essenciais possam ter o trânsito liberado. Também pediu que os prefeitos restrinjam o comércio em geral para utilizar somente os sistemas drive-thru ou delivery. Outra orientação é para que hipermercados e demais estabelecimentos de alimentação limitem a quantidade de pessoas a 30% com distribuição de senhas e permita apenas que uma pessoa por família ingresse nos estabelecimentos para realizar as compras.

Por fim, a recomendação assinada pela diretora da Superintendência Regional de Saúde, Noemi Portilho, pede que os prefeitos proíbam o atendimento presencial em shoppings, galerias, comércio, serviços em geral, bares, restaurantes, salões de beleza e barbearia, clubes e salões, academias e congêneres, educação presencial, eventos culturais e convenções, atividades da construção civil, incluindo lojas de tinta e de materiais de construção. A recomendação abrange tanto o setor público quanto o privado.

Veja a íntegra da recomendação CLICANDO AQUI .

Últimas Notícias

Garis que trabalham na coleta de lixo fazem dancinha e desejam feliz natal

Veja mais

Depois de amanhecerem de torneiras vazias, moradores recebem água escura em Patos de Minas

Veja mais

Voluntárias preparam café da manhã especial e levam alegria para pacientes oncológicos da Santa Casa

Veja mais

Mais um passageiro de ônibus é preso pela PRF transportando drogas pela BR 365

Veja mais

Grupo de Patrulhamento Tático da PRF prende passageiro de ônibus com maconha Dry na BR 365

Veja mais

Batida violenta envolvendo dois carros com 8 pessoas deixa diversos feridos em Patos de Minas

Veja mais