Dia da Consciência Negra é comemorado com exposição no centro de Patos de Minas

A intenção é conscientizar as pessoas sobre a importância do negro na sociedade e acabar com a discriminação.


As obras foram penduradas nas palmeiras e mudaram a paisagem da praça.
As Escolas Estaduais “Abílio Caixeta de Queiroz” e “Professor Zama Maciel” resolveram comemorar o dia da Consciência Negra, nesta quarta-feira (20), com uma exposição no centro de Patos de Minas para toda a população. A intenção é conscientizar as pessoas sobre a importância do negro na sociedade e acabar com a discriminação.

A iniciativa foi do professor de história, Omar Gonçalves do Amaral. Em outros anos, as exposições feitas por alunos do ensino médio ficavam restritas à escola. Neste ano, ele resolveu levar os cartazes para o centro da cidade onde todas as pessoas poderão ver. As obras foram penduradas nas palmeiras e mudaram a paisagem da Praça do Coreto, na avenida Getúlio Vargas.

Quem passa pelo local pode observar cartazes de todos os tipos. Fotos de crianças, mulheres e homens negros são a maior parte, mas também há mensagens contra o racismo e a discriminação. O material foi exposto pela manhã e deve ficar até o final do dia. Os professores fizeram questão de levar os alunos para apreciarem as imagens.

De acordo com o Professor Omar, a intenção é expor para toda a população e mostrar a importância do negro na sociedade. Ele informou que os negros ainda sofrem muito preconceito e por isso, muitas vezes, ficam condicionados a se sentirem discriminados. “Não existe diferença de raça, há apenas cor de pele diferente. Nós somos todos humanos”, afirmou.

O professor também ressaltou que é a favor das cotas nas universidades. Ele explicou que a intenção é acostumar a população a ver os negros em posições de juízes, médicos, promotores, executivos, empresários e entre outros. Segundo ele, o negro ainda não ocupa estas funções, colocando a classe em situação desigual.

Segundo ele, essa política deve acabar com o passar do tempo. “Assim que haver a igualdade de oportunidades, não haverá mais motivo para essa diferenciação”, contou. Além da exposição, o professor explicou que os alunos, durante todo o mês, realizaram atividades como dança e teatro para promover a consciência negra e mostrar a importância dele na sociedade.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Sicoob Credicopa lança campanha de Seguros em comemoração ao Dia das Mães

Veja mais

Prefeitura lança campanha para ajudar vítimas da enchente no Rio Grande do Sul

Veja mais

Homem tenta reatar relacionamento, sogro intervém e garota acaba sendo agredida em Patos de Minas

Veja mais

Motociclista de 57 anos é preso por embriaguez ao ser flagrado em zigue-zague pela Av. Afonso Queiroz

Veja mais

Vendas de passaportes da Fenamilho 2024 terminam na sexta-feira; veja como comprar

Veja mais

Fórum Jurídico do Unipam chega a 18ª edição esta semana; inscrições estão abertas

Veja mais