Dia da Consciência Negra é comemorado com exposição no centro de Patos de Minas

A intenção é conscientizar as pessoas sobre a importância do negro na sociedade e acabar com a discriminação.


As obras foram penduradas nas palmeiras e mudaram a paisagem da praça.
As Escolas Estaduais “Abílio Caixeta de Queiroz” e “Professor Zama Maciel” resolveram comemorar o dia da Consciência Negra, nesta quarta-feira (20), com uma exposição no centro de Patos de Minas para toda a população. A intenção é conscientizar as pessoas sobre a importância do negro na sociedade e acabar com a discriminação.

A iniciativa foi do professor de história, Omar Gonçalves do Amaral. Em outros anos, as exposições feitas por alunos do ensino médio ficavam restritas à escola. Neste ano, ele resolveu levar os cartazes para o centro da cidade onde todas as pessoas poderão ver. As obras foram penduradas nas palmeiras e mudaram a paisagem da Praça do Coreto, na avenida Getúlio Vargas.

Quem passa pelo local pode observar cartazes de todos os tipos. Fotos de crianças, mulheres e homens negros são a maior parte, mas também há mensagens contra o racismo e a discriminação. O material foi exposto pela manhã e deve ficar até o final do dia. Os professores fizeram questão de levar os alunos para apreciarem as imagens.

De acordo com o Professor Omar, a intenção é expor para toda a população e mostrar a importância do negro na sociedade. Ele informou que os negros ainda sofrem muito preconceito e por isso, muitas vezes, ficam condicionados a se sentirem discriminados. “Não existe diferença de raça, há apenas cor de pele diferente. Nós somos todos humanos”, afirmou.

O professor também ressaltou que é a favor das cotas nas universidades. Ele explicou que a intenção é acostumar a população a ver os negros em posições de juízes, médicos, promotores, executivos, empresários e entre outros. Segundo ele, o negro ainda não ocupa estas funções, colocando a classe em situação desigual.

Segundo ele, essa política deve acabar com o passar do tempo. “Assim que haver a igualdade de oportunidades, não haverá mais motivo para essa diferenciação”, contou. Além da exposição, o professor explicou que os alunos, durante todo o mês, realizaram atividades como dança e teatro para promover a consciência negra e mostrar a importância dele na sociedade.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Idoso inabilitado avança parada, bate em ambulância do Samu e deixa três feridos, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Confraternização de Natal termina com convidados sendo agredidos e jovem preso em Patos de Minas

Veja mais

Homicídios caem mais de 50% e Patos de Minas registra ano histórico na área da segurança pública

Veja mais

Ex-companheiro é preso por perseguição, ameaças e tentativa de agressão com arma de fogo durante festa de Natal em Patos de Minas

Veja mais

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais