Detentos do Presídio Sebastião Satiro iniciam curso para se tornarem pedreiros

Eles vão receber 200 horas de treinamento em aulas práticas e teóricas que serão realizadas durante dois meses.

A Secretaria de Estado de Defesa Social e a Prefeitura de Patos de Minas iniciaram na manhã desta terça-feira (20) um curso de capacitação para detentos do Presídio Sebastião Satiro. A solenidade foi realizada no Teatro Municipal Leão de Formosa e contou com a presença de autoridades, alunos do curso e de representantes da sociedade.

Um forte esquema de segurança foi montado para levar os detentos até o local da cerimônia. Inicialmente, o curso de qualificação para pedreiro vai atender 15 homens que estão reclusos no Presídio. Eles vão receber 200 horas de treinamento em aulas práticas e teóricas que serão realizadas durante dois meses. As aulas teóricas serão realizadas no Presídio e as aulas práticas serão realizadas em obras públicas.

A capacitação dos presidiários será feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e pelo Núcleo de Ensino e Profissionalização do Presídio Sebastião Satiro, através de um termo de cooperação técnica assinado entre o Governo do Estado de Minas Gerais e a Prefeitura. O objetivo deste termo assinado entre os dois governos é promover cursos profissionalizantes e incentivar as empresas privadas na contratação formal dos reclusos profissionalizados.

O Presídio Sebastião Satiro tem cerca de 300 detentos. Muitos deles já entraram e saíram do sistema prisional mais de uma vez. Com qualificação, os responsáveis pelo projeto pretendem diminuir a reincidência prisional e criminal no município de Patos de Minas. A capacitação será oferecida em parceira com o Poder Judiciário, Poder Público e Empresas Privadas.

Durante a solenidade de lançamento do programa de capacitação para detentos, o diretor do Presídio Sebastião Satiro Ilson Álvaro Teixeira agradeceu o esforço das autoridades para melhorar o processo de ressocialização dos reclusos. O juiz da Infância e Juventude e de Execuções Penais, Joamar Gomes Vieira Nunes, lembrou que o sentido da pena vai além da punição e tem como objetivo principal a reintegração do detento à sociedade.

Últimas Notícias

Carro inicia conversão e é atingido por motociclista que fazia ultrapassagem, em Patos de Minas

Veja mais

Moradores usam sacolinhas plásticas para sinalizar fiação caída em via de Patos de Minas

Veja mais

Empresário discute com a esposa e acaba preso após ameaçar invadir festa com caminhonete

Veja mais

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais

Motociclista tem múltiplas fraturas após acidente e motorista com sinais de embriaguez diz ter usado cocaína

Veja mais