Detento de Carmo do Paranaíba vence concurso estadual do ensino EJA

O objetivo do concurso foi contribuir para conscientização sobre a importância do leite e de seus derivados na alimentação.


O prêmio foi entregue pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho.
O preso Cleber de Souza Jardim, 30 anos, do Complexo Penitenciário Nossa Senhora do Carmo, em Carmo do Paranaíba, na região do Alto do Paranaíba, conquistou o primeiro lugar do concurso de redação “O leite nosso de cada dia”, promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Diretoria de Ensino e Profissionalização, e a Secretaria de Estado de Educação (SEE). O detento concorreu, na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), com cerca de 400 alunos de escolas estaduais mineiras. As três primeiras colocações desse grupo ficaram com o Sistema Prisional. O objetivo do concurso foi contribuir para conscientização sobre a importância do leite e de seus derivados na alimentação.

A premiação aconteceu no último dia 07, durante a abertura da Superagro 2012 no Parque de Exposições da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte. O detento Cleber recebeu um tablet, que será destinado aos seus três filhos. O prêmio foi entregue pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho, pelo secretário de Agricultura Elmiro Nascimento, pelo subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira e pela secretária adjunta de Educação, Maria Sueli de Oliveira Pires.

Cleber destacou no texto o esforço que os agricultores fazem para que o leite chegue à mesa de todos e os cuidados que as pessoas devem ter com a natureza durante a produção. “Parece que estou vivendo um sonho. Os profissionais da escola da unidade me ajudaram a despertar uma qualidade que estava adormecida há muito tempo, que é a interpretação de texto. Por isso, essa felicidade eu quero dividir com todos eles”, disse.

A escolha da redação vencedora levou em conta critérios como criatividade e originalidade na abordagem do tema proposto, clareza e organização das ideias contidas no texto, adequação e correção da linguagem utilizada no texto. A comissão julgadora foi formada por representantes da Seds, Seapa e Educação. “Fiquei emocionada com o resultado. O nosso objetivo é trabalhar o resgate do “saber” e do “querer” junto aos presos que estudam nos estabelecimentos prisionais de Minas Gerais e o concurso mostrou que estamos no caminho certo”, disse a diretora de ensino e profissionalização, Sandra Regina Lopo Madureira dos Santos.

O diretor do Complexo Penitenciário Nossa Senhora do Carmo, Jefferson de Alcântara Almeida, que também participou da cerimônia de premiação, disse que a entrega do prêmio ao detento refletirá positivamente dentro da unidade prisional. “A conquista de Cléber é uma mensagem para os outros presos que eles também podem mudar a trajetória de vida. E o estudo oferecido dentro da unidade prisional é o primeiro passo para essa mudança.”

Humanização

Atualmente, 6.119 estudam enquanto cumprem pena nas 128 unidades prisionais da Suapi. “A vitória dos presos no concurso de redação mostra que o trabalho de humanização que está sendo desenvolvido nos presídios e penitenciárias do estado é extremamente satisfatório”, destacou o subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais