Destaque na geração de empregos, Patos de Minas adotou medidas para facilitar abertura de empresas

De 2011 a 2020, foram abertas 10.653 vagas.

Patos de Minas tem se tornado destaque na geração de empregos. De acordo com dados do Caged, somente nos últimos três anos, de 2021 a 2023, foram criados 9.394 novos postos de trabalho com carteira assinada. Antes, a cidade levou quase uma década para alcançar esse número de empregos formais gerados. De 2011 a 2020, foram abertas 10.653 vagas.

Patos de Minas também é destaque na criação de novos negócios. Segundo dados da Receita Federal, a abertura de microempresas teve um salto surpreendente de 122,36%, passando de 1.641 em 2022 para 3.649 em 2023.

Houve crescimento também na abertura de empresas de portes variados: de 1.153 (2021) para 1.259 (2023), aumento de 9.19%.

Ações de incentivo à geração de empregos

A melhora nos números de emprego em Patos de Minas não ocorre por acaso. Diversas ações foram tomadas para melhorar o ambiente empresarial na cidade.

O Código de Posturas de Patos de Minas foi todo revisado e hoje garante mais liberdade ao empreendedor, assim como o Código Tributário Municipal, que também foi alterado. E não para por aí! A Lei de Liberdade Econômica do município foi finalizada e logo seguirá para aprovação da Câmara de Vereadores.

Todas essas iniciativas estão sendo feitas a fim de garantir os direitos de facilidade e simplificação para os empreendedores.

Sala Mineira do Empreendedor

Avanços também foram conquistados pela Sala Mineira do Empreendedor de Patos de Minas, que reduziu o tempo de espera para abertura de novos negócios. É possível estar regularizado em apenas um dia, prazo esse que antes levava semanas. Com o aumento de dois para sete funcionários, o atendimento no setor também está mais rápido. Em 2023, a Sala Mineira local realizou 1.531 atendimentos para diferentes CNPJs.

O serviço prestado com excelência rendeu para a Sala Mineira do Empreendedor de Patos de Minas a conquista do Selo Ouro de Referência em Atendimento do Sebrae. A premiação é feita com base na avaliação em sete critérios: Qualidade do Atendimento (técnica do cliente oculto), Gestão (planejamento de ações e capacitação da equipe), Ambiente de Negócios (atuação da SME para promover negócios locais), Oferta de Soluções (produtos e serviços adequados às necessidades dos empreendedores), Infraestrutura, Presença Digital e Capilaridade.

Programa Redesim + Livre reduzirá ainda mais o tempo de espera

Patos de Minas será o primeiro município mineiro a implantar o Programa Redesim + Livre. O sistema marca uma nova era para empreendedores abrirem e legalizarem empresas na cidade de forma ainda mais simples e ágil.

A partir do dia 19 de fevereiro, empreendedores e MEIs poderão abrir empresas em Patos de Minas em poucos segundos. O município será o primeiro do estado a cumprir todos os requisitos para implementar o Redesim + Livre. O sistema permite simplificar e agilizar a legalização de empresas, efetivando a Redesim e a Liberdade Econômica no município, com destaque para a possibilidade de automatizar todas as etapas de competência da prefeitura.

Dessa forma, empresas poderão ser abertas em segundos, a depender do grau de risco do empreendimento. A Redesim + Livre é uma parceria entre Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e Sebrae Minas.

A solicitação para abertura da empresa, inscrição municipal e alvará de funcionamento será realizada em um único local e de maneira on-line, facilitando, e muito, a vida do novo empreendedor.

A apresentação do novo sistema acontecerá às 16h da próxima segunda-feira (19/2), no auditório do Sindcomércio.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais