Destaque na geração de empregos, Patos de Minas adotou medidas para facilitar abertura de empresas
De 2011 a 2020, foram abertas 10.653 vagas.
Patos de Minas tem se tornado destaque na geração de empregos. De acordo com dados do Caged, somente nos últimos três anos, de 2021 a 2023, foram criados 9.394 novos postos de trabalho com carteira assinada. Antes, a cidade levou quase uma década para alcançar esse número de empregos formais gerados. De 2011 a 2020, foram abertas 10.653 vagas.
Patos de Minas também é destaque na criação de novos negócios. Segundo dados da Receita Federal, a abertura de microempresas teve um salto surpreendente de 122,36%, passando de 1.641 em 2022 para 3.649 em 2023.
Houve crescimento também na abertura de empresas de portes variados: de 1.153 (2021) para 1.259 (2023), aumento de 9.19%.
Ações de incentivo à geração de empregos
A melhora nos números de emprego em Patos de Minas não ocorre por acaso. Diversas ações foram tomadas para melhorar o ambiente empresarial na cidade.
O Código de Posturas de Patos de Minas foi todo revisado e hoje garante mais liberdade ao empreendedor, assim como o Código Tributário Municipal, que também foi alterado. E não para por aí! A Lei de Liberdade Econômica do município foi finalizada e logo seguirá para aprovação da Câmara de Vereadores.
Todas essas iniciativas estão sendo feitas a fim de garantir os direitos de facilidade e simplificação para os empreendedores.
Sala Mineira do Empreendedor
Avanços também foram conquistados pela Sala Mineira do Empreendedor de Patos de Minas, que reduziu o tempo de espera para abertura de novos negócios. É possível estar regularizado em apenas um dia, prazo esse que antes levava semanas. Com o aumento de dois para sete funcionários, o atendimento no setor também está mais rápido. Em 2023, a Sala Mineira local realizou 1.531 atendimentos para diferentes CNPJs.
O serviço prestado com excelência rendeu para a Sala Mineira do Empreendedor de Patos de Minas a conquista do Selo Ouro de Referência em Atendimento do Sebrae. A premiação é feita com base na avaliação em sete critérios: Qualidade do Atendimento (técnica do cliente oculto), Gestão (planejamento de ações e capacitação da equipe), Ambiente de Negócios (atuação da SME para promover negócios locais), Oferta de Soluções (produtos e serviços adequados às necessidades dos empreendedores), Infraestrutura, Presença Digital e Capilaridade.
Programa Redesim + Livre reduzirá ainda mais o tempo de espera
Patos de Minas será o primeiro município mineiro a implantar o Programa Redesim + Livre. O sistema marca uma nova era para empreendedores abrirem e legalizarem empresas na cidade de forma ainda mais simples e ágil.
A partir do dia 19 de fevereiro, empreendedores e MEIs poderão abrir empresas em Patos de Minas em poucos segundos. O município será o primeiro do estado a cumprir todos os requisitos para implementar o Redesim + Livre. O sistema permite simplificar e agilizar a legalização de empresas, efetivando a Redesim e a Liberdade Econômica no município, com destaque para a possibilidade de automatizar todas as etapas de competência da prefeitura.
Dessa forma, empresas poderão ser abertas em segundos, a depender do grau de risco do empreendimento. A Redesim + Livre é uma parceria entre Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e Sebrae Minas.
A solicitação para abertura da empresa, inscrição municipal e alvará de funcionamento será realizada em um único local e de maneira on-line, facilitando, e muito, a vida do novo empreendedor.
A apresentação do novo sistema acontecerá às 16h da próxima segunda-feira (19/2), no auditório do Sindcomércio.