Desigualdade no país cai em 2014, mas desemprego tem maior nível em 5 anos, mostra Pnad

Segundo o IBGE, o aumento na renda foi mais intenso nas camadas mais pobres da população, o que favoreceu a pequena redução na desigualdade social.

O Brasil viu sua desigualdade social reduzir no ano passado, com ligeira melhora na renda da população, mas a taxa de desemprego subiu ao maior nível em cinco anos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad) de 2014 divulgada nesta sexta-feira.

O índice de Gini, métrica internacional para medir a desigualdade, baixou de 0,495 para 0,490 entre 2013 e 2014, com base no rendimento do trabalho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quanto menor o indicador, menor a desigualdade.

Segundo o IBGE, o aumento na renda foi mais intenso nas camadas mais pobres da população, o que favoreceu a pequena redução na desigualdade social.

"O Gini vem mantendo, dessa forma, a tendência de redução observada na década passada", resumiu a economista do IBGE Maria Lucia Vieira.

O rendimento médio do trabalho dos brasileiros ocupados com 15 anos de idade ou mais cresceu 0,8 por cento entre 2013 e 2014, passando a 1.774,00 reais.

Mas a economista ressaltou que "os incrementos ano a ano vem perdendo força no país", lembrando que a renda havia avançado 5,5 e 3,9 por cento em 2013 e 2012, respectivamente.

A região Nordeste foi a que apresentou a mais forte redução no Gini entre 2013 e 2014: 4,4 por cento, a 0,501. Na região Sudeste, a mais rica do Brasil, o índice que mede a desigualdade avançou 0,7 por cento, ao passar a 0,478.

A Pnad também mostrou que a taxa de desemprego no país atingiu 6,9 por cento em 2014, maior nível desde 2009 (8,3 por cento), ao mostrar os primeiros sinais da deterioração do mercado de trabalho que se intensificaram em 2015 com a fragilidade da economia.

A elevação foi resultado da combinação de baixa geração de postos de trabalho e aumento mais intenso na procura por vagas. A população ocupada no país em 2014 cresceu 2,9 por cento ante 2013, ao passo que o contingente de desocupados avançou 9,3 por cento.

Fonte: Agência Reuters

Últimas Notícias

Primeira pesquisa com Falcão na disputa mostra bom desempenho ao Governo de Minas; Cleitinho lidera

Veja mais

Síndica de edifício tem porta danificada e moradores são agredidos após reclamarem de barulho de festa

Veja mais

Acidente de trânsito em Patos de Minas termina em briga e prisão por embriaguez ao volante

Veja mais

Policiais abordam carro com motorista buzinando de forma indiscriminada durante Corrida do Renascer Natalino e dois acabam presos

Veja mais

DB Agricultura e Pecuária reúne colaboradores e inicia as comemorações de 50 anos

Veja mais

Proprietário de imóvel que praticava sextorsão contra inquilina é alvo de operação da Polícia Civil

Veja mais